Cientistas criam HD quântico capaz de guardar dados por até seis horas

1 min de leitura
Imagem de: Cientistas criam HD quântico capaz de guardar dados por até seis horas

Os sistemas de computação quântica ainda estão muito distantes da realidade do consumidor. Um dos principais fatores que tornam a tecnologia pouco interessante para o mercado — além dos altíssimos preços na produção dos materiais — é o fato de que os dispositivos de armazenamento são muito voláteis. Pois é, bastam alguns segundos e os dados são completamente perdidos.

Mas um novo HD quântico criado por uma parceria entre a Universidade Nacional da Austrália e a Universidade de Otago (mesmo país) parece resolver esse problema. E, em vez de fibras ópticas comuns e lasers utilizados para armazenar as informações emaranhadas, o novo HD usa lasers em estado quântico, podendo salvar os dados por até seis horas.

O trunfo desse sistema está no fato de os lasers estarem embutidos em um átomo de európio, dentro de um cristal usado como matriz. Com o spin do átomo de európio, os lasers podem escrever e armazenar a infomação por meio de dois campos magnéticos — um que fica oscilando e outro estático, em uma estrutura que pode lembrar os blocos magnéticos dos HDs comuns.

Ainda assim, é preciso ter em mente que o período de armazenamento é bem curto. Isso significa que os sistemas devem ser utilizados para a transmissão de dados de alto sigilo, no futuro. Dessa forma, mensagens podem ser enviadas para qualquer lugar do planeta, sem fazer com que rastros digitais fiquem e permitam o rastreamento. Vale lembrar que ainda não há previsão de quando isso será possível em ambientes práticos.

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.