Dropbox: como gerenciar seus arquivos automaticamente

1 min de leitura
Imagem de: Dropbox: como gerenciar seus arquivos automaticamente

(Fonte da imagem: Reprodução/DropBox)

O Dropbox é um dos mais populares serviços de armazenamento em nuvem. Ele oferece sincronização de dados, para que você mantenha os mesmos arquivos que estão no PC a salvo nos servidores da empresa.

O serviço é muito bom, mas conta com uma única desvantagem: ele não consegue organizar arquivos automaticamente. Essa característica é extremamente necessária porque torna mais fácil a organização de arquivos dentro do programa. Mas o Dropbox não fornece esse recurso nativamente, e então é preciso recorrer a aplicativos de terceiros.

Para essa função foi criado o Sortbox. O aplicativo cria uma pasta dentro do seu Dropbox , e nela você poderá definir regras sobre os locais para os quais os arquivos deverão ser movidos. Depois de atribuir as regras, os arquivos adicionados no Drobpox serão movidos para o seu destino específico conforme as regras que você estabeleceu.

(Fonte da imagem: Reprodução/SortBox)

Veja como é fácil

Para usar este aplicativo, acesse o Sortbox através deste link e faça o login no programa com sua conta do Dropbox. Em seguida, você deverá definir as tais regras para automatizar a organização do seu Dropbox.

Por exemplo: você pode selecionar algumas extensões de fotos para criar uma pasta só com imagens. Para isso, selecione “extension equals” na primeira coluna e, na segunda, digite “jpg, png, gif” (entre outras que você pode escolher, separadas por vírgulas). Por fim, crie uma pasta para armazenar as fotos. Aqui nós criamos a pasta “Photos”.

Você pode criar pastas para as extensões que quiser. O próprio programa oferece dicas de extensões para você organizar seus documentos. Outra maneira de separar o conteúdo armazenado é através da opção “Name contains”. Com ela, você pode guardar em uma pasta todos os arquivos que tenham palavras específicas no nome, como o nome de um cantor ou da faculdade.

A última opção é “Name pattern”, que identifica palavras-chaves no texto para armazenar o conteúdo. O Sortbox irá manter um controle sobre todo o conteúdo adicionado ao Dropbox a cada 15 minutos, contanto que se encaixe dentro das regras que você mesmo estabeleceu.

Sortbox oferece uma maneira bem interessante e prática de organizar arquivos e promete fazer sucesso entre os usuários do serviço de armazenamento na nuvem.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.