Como criar formulários no Google Docs

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Uma das ferramentas mais úteis do Google Docs, ainda que pouco conhecida, é o gerador de formulários. Essa opção facilita a criação de questionários, pois automatiza o processo de design da página e traz vários estilos de perguntas pré-construídos.

A ferramenta de formulários do Google Docs é bem versátil e pode ser usada para construir avaliações de algum produto ou serviço, cadastros de pessoas, pesquisas de opinião e até mesmo testes de conhecimento.

A vantagem do Google Docs sobre os demais serviços especializados em formulários é a integração com os outros serviços da empresa. Além disso, a opção que abordamos neste artigo conta com a infraestrutura da gigante de buscas.

A interface

Para criar uma nova questão, basta clicar no botão “Adicionar item” e escolher o modelo de pergunta desejado. Aqui é possível inserir uma quebra de página, que criará uma nova lauda no layout do formulário. Além disso, você também pode dividir as perguntas de uma página em diversas seções, basta selecionar a opção “Cabeçalho da seção”.

O segundo botão na barra superior é o “Tema”. Ele permite que você escolha um layout diferenciado para o formulário. O botão “Ver respostas” permite que você visualize os resultados da pesquisa de duas formas distintas: “Planilha” (semelhante ao Excel) e “Resumo” (mostra um resumo das respostas e um gráfico estatístico).

No menu “Mais ações”, é possível redigir uma mensagem de agradecimento na opção “Editar confirmação”. Também é possível incorporar o formulário a uma página da web ou blog, basta copiar o código HTML disponível no item “Incorporar”.

Como criar um formulário

Para criar um novo formulário, basta acessar a página do Google Docs e clicar no botão “Criar novo”. A partir do menu contextual que aparece, você deve escolher a opção chamada “Formulário” (como ilustrado abaixo).

Na tela seguinte, você deve atribuir um título para o formulário (na caixa de texto no topo da tela) e também uma descrição logo abaixo. A área destacada em amarelo é destinada à primeira pergunta. Além disso, você pode definir se a pergunta deve ser obrigatória. Para isso, basta clicar na caixa ao lado do botão “Concluído”.

Tipos de perguntas

Existem sete tipos de perguntas disponíveis no Google Docs: “Texto”, “Texto do parágrafo”, “Múltipla escolha”, “Caixas de seleção”, “Escolha de uma lista”, “Escala” e “Grade”. A seguir vamos explicar cada um deles.

Texto

Esse estilo é apenas uma caixa de texto simples, geralmente usado para perguntas que requerem uma resposta curta do usuário.

Texto do parágrafo

Já esse estilo é focado em perguntas que demandam respostas mais longas, que podem ocupar várias linhas.

Múltipla escolha

Esse estilo destina-se às perguntas que têm poucas respostas e podem ser pré-determinadas. Você pode inserir as respostas na ordem que for mais conveniente; também é possível excluir uma por uma ao clicar no “x” ao lado delas. Além disso, existe a função “Adicionar Outros” no canto inferior direto, que inclui a opção “Outros”, no final da lista.

Outra possibilidade é configurar o formulário para avançar até determinada página, dependendo de qual resposta o usuário escolher. Isso é muito útil para evitar que as pessoas sejam obrigadas a ler as questões que não se aplicam a elas.

Caixas de seleção

A diferença entre a múltipla escolha e as caixas de seleção é que esta dá a possibilidade do usuário marcar mais de uma resposta. Isso é típico de perguntas que buscam criar uma lista de itens.

Escolha de uma lista

Nesse caso,  a lista de itens já está pronta e o usuário deve apenas escolher uma das opções no menu contextual. O modelo “Escolha de uma lista” é muito usado em ocasiões em que existe um número limitado de respostas, mas ocuparia muito espaço se estivesse no estilo “Múltipla escolha”.

Escala

Esse estilo é usado principalmente em perguntas que requerem uma avaliação do usuário. O mais comum é que ele seja questionado sobre a nota de algum produto ou serviço. O Google Docs oferece um intervalo de notas (configurável) entre 0 e 10.

Grade

Aqui você pode criar uma pergunta na qual o usuário deve escolher entre diferentes opções (por exemplo péssimo, ótimo e as variações desses termos) para múltiplos itens. Ou seja, você pode criar uma lista de serviços ou objetos (no campo “Marcador de linha”) e o usuário vai classificá-los de acordo com os critérios estabelecidos no campo “Marcador de coluna”.

Compartilhando

O Google Docs tem uma função embutida de compartilhamento, disponível no menu “Enviar este formulário por email”. Essa opção permite enviar o questionário para múltiplos endereços de email, tanto individuais quanto da agenda de contatos do seu Gmail.

Alternativamente, você pode copiar o link disponível na parte inferior da janela de criação do formulário e compartilhá-lo tanto por email quanto por redes sociais, como o Twitter e o Facebook.

Tudo bem, mas quando vou usar isso?

O formulário do Google Docs é uma ferramenta muito versátil. Ela admite vários usos, como questionário simples, ficha de cadastro, pesquisa de opinião, enquete etc. Além disso, ele pode ser facilmente compartilhado por email ou através do link direto, o que transforma esse recurso em uma opção muito interessante para professores, alunos, pesquisadores e profissionais cujo trabalho envolva a aplicação de questionários.

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