Comparativo LG G4 x Samsung Galaxy S6: qual é o melhor smartphone?

4 min de leitura
Imagem de: Comparativo LG G4 x Samsung Galaxy S6: qual é o melhor smartphone?

Você já conferiu o nosso comparativo entre o ASUS Zenfone 2 e o LG G4? Dando continuidade a esse quadro, o TecMundo traz mais um duelo entre smartphones para que os consumidores possam esclarecer suas dúvidas e escolher, de uma vez por todas, qual é o melhor aparelho dessa batalha.

Dessa vez, os competidores são: LG G4 e Samsung Galaxy S6, dois smartphones top de linha que foram lançados praticamente durante o mesmo período, o que faz com que eles sejam rivais natos. Portanto, qual desses aparelhos é o melhor para você? Qual oferece o melhor custo-benefício? Qual é o mais potente? O mais barato? Confira a resposta para esses e muitos outros questionamentos em nosso comparativo!

Design

Neste ponto, os aparelhos sul-coreanos possuem diferenças importantes na construção e design apresentados. Apesar de ambos terem dimensões parecidas, o LG G4 é ligeiramente maior em quase todos os aspectos. Ele é apenas um pouco mais fino que seu concorrente – 6,3 mm contra 6,8 mm –, mas isso considerando a sua parte de menor espessura.

Quanto ao material, o Galaxy S6 aposta no vidro como principal componente da tampa traseira, oferecendo um visual e pegada mais premium. Já o LG G4 traz uma tampa traseira removível que pode ser de plástico ou couro, sendo que a última opção também é suficiente para transmitir um aspecto bastante agradável.

Enquanto o LG G4 traz os botões e a saída de som na parte traseira, o smartphone da Samsung usa as bordas do aparelho para posicionar todos os botões e o alto-falante – que está localizado na base. O Galaxy S6 ainda tem o tradicional botão Home na parte da frente, assinatura dos dispositivos da marca.

Tela

Aqui há outro detalhe importante a ser destacado, mas que na prática não faz muita diferença. Enquanto o LG G4 possui um display com a tradicional tecnologia LCD IPS – algo que está presente em diversos smartphones do mercado –, o Galaxy S6 aposta no Super AMOLED, formato que a empresa traz para alguns dos aparelhos tops de linha da marca.

Quanto ao tamanho, o smartphone da Samsung tem uma tela um pouco menor que a do concorrente – 5,1 polegadas contra 5,5 polegadas. Apesar disso, a resolução em ambos é a mesma – 2560x1440 pixels –, o que resulta em uma densidade de pixels um pouco mais para o Galaxy S6. Referente a qualidade, podemos dizer que ambos empatam nesse quesito, oferecendo uma ótima experiência visual.

Interface

Os dois smartphones são equipados com Android e cada um deles possui a sua própria interface configurada. Ambos apresentam bastante fluidez para qualquer atividade, mas cada um tem seus truques. O LG G4, por exemplo, conta com a prátca possibilidade de ser desbloqueado com dois toques na tela. Enquanto isso, o Galaxy S6 oferece a facilidade na aplicação de novos temas. Vale ressaltar que os dois aparelhos vão receber a última atualização do SO da Google.

Desempenho

Esses dois smartphones possuem um hardware e especificações técnicas bastante parecidas, com uma pequena vantagem do Galaxy S6 em relação ao desempenho. Isso fica evidente em testes de benchmark, onde o aparelho da Samsung se sai melhor em praticamente todas as avaliações.

3D Mark (Ice Storm Unlimited)

O 3D Mark é um dos testes de benchmark mais conceituados do mercado. Para essa comparação, executamos o Ice Storm Unlimited, uma das opções oferecidas pelo aplicativo. Quanto maior a pontuação, melhor o desempenho.

AnTuTu Benchmark

Esse aplicativo é um dos mais completos da categoria quando se trata de analisar o hardware de um aparelho. O AnTuTu Benchmark faz testes de interface, CPU, GPU e memória RAM. Pontuações maiores representam um desempenho melhor.

Vellamo Mobile Benchmark

Essa opção é bastante versátil por oferecer dois testes para os aparelhos: o HTML5 e o Metal. No primeiro deles, o desempenho do smartphone para navegação na web é colocado à prova. No Metal, o processador é avaliado, e uma nota final é atribuída à sua performance. Maiores pontuações indicam melhor desempenho.

Contudo, ambos consegue dar conta do recado na maioria das situações, rodando sem problemas games pesados e apps de forma simultânea sem apresentar travamentos ou lentidão. Os dois também oferecem uma boa experiência no uso de redes sociais, mensageiros, apps de notícias e navegação na internet. Porém, vale ressaltar que o Galaxy S6 possui um leitor biométrico para a autenticação por meio de digitais, funcionalidade que ficou de fora no LG G4.

Câmera

O Galaxy S6 e o LG G4 se destacam bastante nesse mercado por conta da qualidade das fotos, possuindo a mesma resolução para o sensor principal localizado na parte traseira. Ambos contam com um modo manual bem completo, o que é perfeito para quem gosta de personalizar suas capturas.

Samsung Galaxy S6

LG G4

Com relação à câmera frontal, o LG G4 tem maior resolução e produz fotos de melhor qualidade. Ambos também gravam em 4K e tem modo HDR para fotografias mais balanceadas. No geral, o smartphone da LG se sai melhor, mas os dois apresentam um desempenho em fotos acima da média.

Bateria

Apesar de existir uma considerável diferença na capacidade, os dois aparelhos tem uma autonomia de bateria semelhante. Em testes de duração de carga, houve uma pequena vantagem para o LG G4. Porém, o Galaxy S6 se destaca por possuir modos de economia de energia mais eficientes, o que é ideal para quem está com pouca carga. No caso do smartphone da LG, uma vantagem é o fato de a bateria ser removível.

Qual é o melhor?

Essa é uma das melhores brigas no mercado de smartphones e é muito difícil eleger um vencedor. Considerando o preço, o LG G4 pode ser encontrado por valores mais convidativos, enquanto o Galaxy S6 é um pouco mais caro.

Diante dos resultados, qual você acha melhor: Samsung Galaxy S6 ou LG G4? Deixe a sua opinião no campo dos comentários!

LG G4 ou Samsung Galaxy S6: qual você prefere? Comente no Fórum do TecMundo!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.