iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo]

Colocamos os três sistemas operacionais de portáteis para batalhar. Conheça as principais mudanças e o grande vencedor desta guerra!
  • Visualizações34.904 visualizações
Por Fabio Jordão em 11 de Abril de 2012

Muitos artigos na web comparam smartphones de diversas marcas. Essas batalhas geralmente não resultam em nada, pois o que realmente conta é o gosto pessoal do consumidor. Hoje, nosso foco será nos sistemas operacionais.

Basicamente, a guerra entre sistemas para computadores se repete de forma parecida nos portáteis. O iOS traz todo o luxo do Mac OS para os gadgets da Apple. Já o Windows Phone se aproxima do próximo sistema da Microsoft para PCs. E o Android aproveita parte do kernel do Linux para oferecer total liberdade aos consumidores. Mas, afinal, qual é o mais evoluído?

Hardware: dispositivos suportados

Nossa comparação não trata de smartphones específicos, mas uma análise de sistema está diretamente ligada aos celulares suportados. Nesse aspecto, o iOS é o mais limitado, pois somente o iPhone o executa., Porém, ele é também o mais aperfeiçoado, porque a Apple foca o sistema em um único aparelho.

iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo] (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

O Android é quase o oposto do sistema da Apple. Ele está presente em centenas de aparelhos, mas algumas vezes sofre muito com a adaptação de hardware. O desempenho não é o mesmo em todos os dispositivos, apesar de isso não ter grande impacto na utilização do sistema.

No meio do caminho está o Windows Phone, que vem instalado em alguns poucos aparelhos. O funcionamento do sistema não é o mais aperfeiçoado, porém, muitos testes demonstram que ele é bem programado e apresenta bons resultados na maioria dos aparelhos.

Aparência: personalização e homescreen

A aparência do Android é totalmente personalizável e cada fabricante pode modificar diversas configurações no visual do sistema. As áreas de trabalho do sistema aceitam a instalação de inúmeros widgets e com o uso de alguns apps é possível alterar a interface completamente. O iOS não perde em elegância, mas sua tela de apps é bem simples e nada personalizável. A mais recente versão até possui alguns widgets, mas não que isso transforme a aparência do sistema.

iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo] (Fonte da imagem: Reprodução/Microsoft)

O Windows Phone chega como um meio-termo. Aqui, não há personalização absoluta como no Android, porém, não vemos um sistema travado como o iOS. A tela inicial é composta por pequenos quadrados, os quais são widgets que recebem atualizações em tempo real.

Recursos básicos e integração social

O Android e o iOS são sistemas já evoluídos e muito difundidos. Assim, ambos trazem como função nativa a captura de tela e um gerenciador de tarefas para encerrar apps que estão sendo executados em segundo plano. O Windows Phone não traz essas funcionalidades.

Apesar disso, o sistema da Microsoft sai na frente quando o assunto é integração social. Ele vem pronto para o Facebook, o Twitter, o LinkedIn e o Windows Live. O Android, por sua vez, traz recursos compatíveis com o Google+. O software da Apple não tem uma rede exclusiva, portanto, o consumidor tem como única opção realizar a integração com o Twitter.

Múltiplas tarefas

Os três sistemas oferecem suporte para múltiplas tarefas, mas apenas o Android e o Windows Phone oferecem essa funcionalidade de maneira completa, ou seja, eles realmente trabalham com vários apps e podem atualizar muitos softwares em um mesmo momento.

iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo]iOS 5 com pseudomultitasking (Fonte da imagem: Reprodução/Apple)

O iOS traz o que chamamos de “pseudomultitasking”, uma configuração mais simples do que a dos concorrentes, mas que tem suas razões para estar presente no sistema. Ele executa apenas um app por vez e deixa os demais processos congelados em segundo plano. Pode parecer ruim, mas essa falta de suporte para multitasking resulta na economia de bateria.

Segurança

Diferente do que acontece no cenário dos computadores, o sistema mais atingido pelas pragas virtuais não é o da Microsoft, mas sim o software baseado no Linux, ou seja, o Android. O produto da Google já sofre com alguns poucos malwares e é o único que exige a instalação de um antivírus.

O iOS não tem problemas de segurança desse tipo — quer dizer, isso se não for uma versão com jailbreak. A Apple mantém o sistema sempre atualizado e evita problemas para o consumidor que investiu no sistema exclusivo do iPhone. Por sua vez, Windows Phone é bem recente, logo, não tem problemas com vírus e outras falhas de segurança.

Jogos

O acervo de games é o ponto forte do sistema da Apple. O iOS não apenas possui uma quantidade maior de títulos como também conta com jogos mais bem desenvolvidos, de gráficos superiores. Street Fighter IV? Um privilégio dos poucos proprietários do iPhone!

iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo]iOS com seus games exclusivos (Fonte da imagem: Reprodução/iTunes)

O Android já tem seu espaço no coração dos desenvolvedores, tanto que muitos games já têm aparecido para os smartphones top de linha com o sistema da Google. Por ora, o Windows Phone perde nessa briga, pois ele é muito novo e tem uma biblioteca um bocado limitada.

Web

Cada sistema possui um navegador baseado no browser disponível no computador. Android e iOS usam o Google Search como mecanismo de busca. O Windows Phone vem configurado para exibir resultados do Bing. Nesses dois aspectos não há como definir um melhor, pois os três são muito rápidos para navegação.

iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo]Contatos e perfis no Android (Fonte da imagem: Reprodução/Android)

Flash? Infelizmente o Android não tem mais esta carta na manga. A Google retirou o suporte no Android 4.0, o que deixa o sistema mais estável e no mesmo patamar que os concorrentes. Temos outro empate na sincronização de dados, pois cada sistema usa um serviço nativo para facilitar a configuração de dados pessoais.

Lojas

As três lojas de apps oferecem filmes, músicas e outros conteúdos. O iOS já tem uma store consagrada, imbatível no número de programas e também na procedência dos softwares, visto que todos são testados antes de serem disponibilizados para download.

iOS 5 versus Android 4 versus Windows Phone 7.5 [vídeo]O Android está evoluindo cada vez mais... (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

O Google Play está a um passo atrás da concorrência, mas tem demonstrado ser funcional e muito simples de usar. Em última fica a loja do Windows Phone, que por enquanto tem um catálogo limitado.

E o vencedor é...

Por mais que todos queiram bater o pé e insistir na confiabilidade do iOS ou nas inovações do Windows Phone, o sistema da Google ganhou muitas novidades, aprendeu com seus erros e está mais robusto. Assim, afirmamos que o sistema campeão é o Android.

Vale frisar que nossa escolha não é apenas por questão de afinidade, mas muito mais pela maturidade e liberdade oferecidas pelo sistema. Claro, esse quadro é apenas temporário e as chegadas do iOS 6 e do Android 5 podem mudar completamente nossa análise. Você concorda conosco? Qual é o seu favorito?



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!