Como fazer para enviar vários arquivos pelo MSN ou por email com um tamanho reduzido

As fotos do final de semana ficaram boas? Envie para todo mundo de uma forma mais rápida e fácil com a ajuda deste tutorial.
  • Visualizações43.813 visualizações
Por Beatriz Smaal em 24 de Março de 2010

Depois de um ótimo final de semana com direito a quase 200 fotos para contar história, eis que você precisa distribuir cada uma das imagens para toda a galera, para curtir ainda mais.

Entretanto todo o trabalho de enviar fotografias pode ser demorado e complicado, uma vez que é preciso fazer o upload de cada uma separadamente.

Mas existem formas mais fáceis e rápidas de fazer isso. Neste tutorial, vamos ensinar (ou relembrar) você como enviar arquivos de uma só vez para os amigos e colegas, seja através do Messenger, email ou até mesmo por programas e sites de compartilhamento.

Envie as fotos para a galera!

Primeiro passo: compactar

A primeira coisa que você deve fazer com as fotos da turma é compactá-las, de forma que, além de ficarem mais leves, se transformem em apenas um arquivo.  Para isso, você deve usar programas que deem conta da tarefa de “ajuntamento”.

O Portal Baixaki fez uma análise dos principais compactadores da atualidade, para que você escolha aquele que mais lhe agrada. Na lista, o WinZip, WinRar, 7Zip e IZArc, que são os mais conhecidos. Escolha aquele que mais de adapta a você e mãos à obra!

Tudo junto!

Neste tutorial foi utilizado o WinRar como a ferramenta para compactar as imagens de forma rápida e fácil. Ele pode ser utilizado não apenas para fotos, mas também para qualquer tipo de arquivo de texto, PDF, MP3 e muito mais.

Compactar a pasta para enviar de uma só vez!

Para compactar, clique com o botão direito do mouse e escolha a opção “Adicionar para fotos.rar” no caso da pasta de nome “fotos”. O programa cria diretamente um arquivo compactado com as imagens no mesmo local da pasta original.

Segundo passo: enviar

Agora você possui diversas fotos em apenas um arquivo. Isso quer dizer que o envio será mais rápido do que se fosse preciso enviar uma a uma para cada amigo. E para enviar essas fotos para todos, qual a sua escolha? Messenger ou email?

Messenger

Enviar os arquivos através do Messenger é muito fácil. Você deve apenas arrastar o arquivo compactado para o nome daquele amigo para quem você gostaria de enviar. Isso mesmo, não é preciso acessar todos os passos para enviar o arquivo pela Barra de ferramentas do programa.

Envie as fotos pelo MSN Messenger

Entretanto, se você preferir, enviar diretamente pela janela de conversa também é fácil. Na parte superior da janela, clique em “Arquivos>Enviar um arquivo ou uma foto”. Encontre o arquivo compactado nas pastas do computador e clique para abrir. Ele será enviado diretamente para o amigo do outro lado do MSN.

Siga os passos para enviar o arquivo compactado

Email

Entretanto, se você precisa enviar as fotos para toda a galera, vale a usar o bom e velho email. Você deve proceder da mesma forma que se enviasse um arquivo avulso, selecionando-o e o anexando à mensagem, de acordo com a sua conta de email.

A grande vantagem é que, como o arquivo está compactado, você só vai ter o trabalho de anexar uma só vez. Com isso, as fotos podem ser enviadas para a galera rapidamente, para que ninguém cobre você pela demora na hora de mandar os micos fotografados!

Terceiro passo: compartilhamento

Entretanto, algumas vezes não é possível enviar os arquivos por email e principalmente por MSN, devido ao tamanho. Para isso, você pode escolher serviços de compartilhamento de arquivos através de sites ou mesmo programas que lidam com o assunto.

Hospedagem em sites

Uma das formas de compartilhar um arquivo compactado é hospedá-lo em sites como o Megaupload, Rapidshare, Mediafire e outros. Neles você compartilha apenas o link para que amigos baixem aquilo que você hospedou e ainda conta, muitas vezes, com mais espaço do que para o envio por email e MSN.

Crie links para arquivos  de até 250MB

O FileUrls, por exemplo, permite que você insira um arquivo de até 250MB de uma só vez no site sem a necessidade de cadastro ou qualquer burocracia. É possível deixar o arquivo disponível durante sete dias (sem contagem regressiva para download) e você pode inserir uma senha de acesso, caso queira restringir o uso do link por terceiros.

Sincronização

Entretanto, se você não quer apenas compartilhar arquivos, mas também sincronizar informações com os amigos, vale a pena conhecer programas como o Opera Unite, todo no próprio navegador do Opera ou o Dropbox, para usar no seu computador.

Em ambos a ideia é que seu computador se comunique diretamente com amigos sem a necessidade de terceiros, como no caso dos sites de hospedagem.

No Dropbox, por exemplo, você precisa apenas baixar e instalar o programa para que ele rapidamente crie uma pasta de compartilhamento no computador. Durante a instalação você faz uma conta no site, para que possa resgatar o link direto ou mesmo acessar qualquer arquivo da pasta diretamente em qualquer computador.

Uma pasta de compartilhamento no computador

O programa conta com 2GB de espaço para você usar à vontade. Com isso é possível inclusive inserir aquele arquivo compactado com as 200 fotos e passar o link para os amigos. Ou compartilhar toda a pasta com aqueles que também possuem o programa instalado no computador.

Direto para o site, para que você possa adquirir link direto ou mesmo acessar de outros computadores

Agora é sua vez! Compartilhe à vontade sem complicação e distribua as fotos do final de semana rapidinho! E aproveite que vai sobrar tempo e deixe seu comentário por aqui.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!