Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

O Portal Baixaki fez uma análise minuciosa dos quatro principais programas para compactação de arquivos. Confira quais foram os resultados obtidos.
  • Visualizações110.944 visualizações
Por Elaine Martins em 22 de Março de 2010

A cada dia cresce o número de usuários que utiliza a internet para realizar os mais diversos tipos de tarefas. Desde o pagamento de contas até compras em supermercados online, tudo está ao alcance das pessoas sem precisar sair de casa.

Para tornar o envio de arquivos e documentos tão dinâmico quanto a rede mundial de computadores, foram criados os compactadores de arquivos. Eles se tornaram ferramentas muito úteis para usuários de computador, principalmente àqueles  que precisam “carregar” diversos arquivos de um lado para o outro em dispositivos móveis.

O Portal Baixaki fez uma análise minuciosa no desempenho de quatro dos principais compactadores de arquivos e exibe agora os resultados obtidos. Mas primeiro, é importante que você entenda algumas questões e fique por dentro de alguns conceitos.

Os formatos e tipos de compactação

Compactadores de arquivoExistem basicamente dois tipos de compressão de dados: “lossless” (sem perda de informações) e “lossy” (com perda de informações). Normalmente arquivos de vídeo e áudio são compactados usando “lossy”, pois a perda de informações no processo de compactação/descompactação não interfere na qualidade da imagem ou áudio dos arquivos.

No entanto, para a compactação de discos rígidos, por exemplo, não é possível perder nenhum tipo de informação, pois poderia alterar completamente o significado dos dados. Nesses casos é usada a compressão “lossless”.

Existem também diversos formatos de arquivos compactados. Se no começo era o ZIP que dominava, hoje existem muitos outros tipos de arquivos. Isso é resultado dos inúmeros algoritmos desenvolvidos para tornar documentos, músicas e vídeos menores e facilitar o envio deles pela rede.

Cada algoritmo gera um formato de arquivo distinto. As três letras que definem esses formatos normalmente indicam o algoritmo de compressão utilizado. Dentre os mais famosos estão: ZIP, RAR, TAR, 7Z, BZ2,CAB, DEB, RPM e muitos outros.

Saiba mais

O Portal Baixaki já realizou uma comparação entre os dois principais compactadores de arquivos: WinZip e WinRAR. Depois de conferir os resultados apresentados neste artigo, não deixe de acessar o teste ralizado anteriormente para conferir se o resultado continua a mesma coisa ou se os desenvolvedores se empenharam para melhorar o aplicativo. Para acessar o artigo, clique aqui.

Além disso, você pode entender melhor o formato RAR no ótimo artigo “O que é RAR?”, ou aprender como dividir seus arquivos utilizando o WinRAR através do tutorial em “Aprenda a dividir arquivos RAR”.
Mas, se o problema está na instalação ou utilização de algum dos aplicativos de compactação, não deixe de conferir os links abaixo:

O teste

Procedimentos e equipamentos

Os testes foram realizados em uma maquina Positivo Plus F497PX com as seguintes configurações:

  • Placa-mãe: Positivo Informática SA, POS-MIH55MBN 1.0;    
  • Processador: Intel Core i5 650, 3.20 GHz (32nm);
  • Memória: 4GB DDR3 Dual Channel (2x 2048);
  • HD: Samsung SATA 1TB;
  • Placa gráfica: Intel Graphic Media Accelerator HD, 733 MHz, 32 MB;
  • Sistema operacional: Windows 7 Home Premium 64 bits;
  • Chipset: Intel H55.

Máquina utilizada para os testes

Todos os programas desnecessários para os testes foram desinstalados do computador e o disco rígido foi desfragmentado utilizando a ferramenta que o próprio Windows oferece. Em seguida a máquina foi desligada e assim permaneceu por alguns minutos a fim de garantir a limpeza completa da memória RAM.

Apenas os aplicativos realmente necessários mantiveram a sua inicialização juntamente com a do sistema operacional, como drives de vídeo, áudio e antivírus. Todas as atualizações do sistema foram desativadas, assim como a de qualquer outro aplicativo que tenha permanecido na máquina. As varreduras do antivírus também foram desativadas.

Os papéis de parede da Área de trabalho foram retirados. Da mesma forma, o protetor de tela foi desativado e as opções de energia do sistema foram modificadas para que o disco rígido não fosse desligado em momento algum ou o computador entrasse em modo de espera.

Para cada teste a ser realizado, o arquivo compactado anteriormente foi deletado, a Lixeira esvaziada e o computador reiniciado. O tempo de compactação foi cronometrado por meio de um cronômetro comum, sempre com o cuidado de observar se o tempo exibido pelo dispositivo condizia com aquele apresentado pelos programas de compactação.

Procedimento de testes

Todos os procedimentos acima foram necessários para garantir a veracidade dos testes. Já que o objetivo era testar apenas os compactadores, nada mais justo do que deixar o processador disponível apenas para eles, na medida do possível.

Os arquivos montados para a realização dos testes foram os seguintes:

  • Vídeo – 5 arquivos no formato AVI totalizando 651 MB;
  • Imagens – 50 arquivos em vários formatos totalizando 8 MB;
  • PDF – 10 arquivos totalizando 46 MB;
  • Arquivos do Office – 30 arquivos sendo 10 documentos do Word, 10 planilhas de Excel e 10 apresentações do Power Point, totalizando 22 MB;
  • Instalador – 1 arquivo totalizando 142 MB.

Os eleitos

Foram escolhidas quatro ferramentas dentre os compactadores de arquivos mais baixados e conhecidos na rede mundial de computadores. São elas: WinZip, WinRAR, 7-Zip e IZArc. Conheça um pouco melhor os eleitos e as principais características que os destacaram dentre os demais aplicativos do gênero.

WinZip 14.0 build

WinZipQuando se fala em programa de compactação de arquivos, uma das primeiras marcas a vir à mente é o WinZip. Com mais de 12 anos de tradição no mercado, esse aplicativo foi um dos principais responsáveis pela popularização do formato ZIP na internet.

A cada nova versão o WinZip traz melhorias na compactação de arquivos e também na parte visual do programa, além de novos recursos para facilitar a vida dos usuários. Tradição e qualidade são as palavras que melhor definem o aplicativo.

WinRAR

WinRARConcorrente direto do WinZip, o WinRAR vem conquistando cada vez mais usuários e já é um dos compactadores de arquivos mais usados da rede. O suporte para diversos formatos é apenas um dos diferenciais que o programa oferece.

Sua interface simples e bem organizada possibilita que mesmo usuários menos experientes utilizem todos os recursos disponíveis sem problema algum. Praticidade e eficiência podem definir muito bem esse aplicativo.

7-Zip

7-ZipUma das surpresas mais agradáveis dentre os compactadores de arquivos fica por conta do 7-Zip. Simples, leve e com uma interface agradável, o programa se mostra poderoso e muito eficiente na hora de compactar os arquivos solicitados pelo usuário.

Mas uma das maiores vantagens que o programa apresenta é justamente o fato de ser totalmente gratuito e sem restrições quanto ao uso de suas funcionalidades. Mesmo quem não domina muito bem a computação pode utilizar os recursos oferecidos pelo aplicativo sem problema algum.

IZArc

IZArcO último, mas não menos importante, software escolhido para os teste foi o IZArc, outro “programa surpresa” entre os compactadores de arquivos. Contando com uma interface simples, bonita e com as principais funções ao alcance do mouse, o aplicativo consegue facilitar muito a vida do usuário.

Além disso, é uma poderosa ferramenta para diminuir o tamanho dos arquivos e poder enviá-los sem problemas pela internet. Funcionalidades como criptografia de dados também estão presentes no programa.

Aos resultados

Agora que você já conhece um pouco mais as ferramentas testadas, é hora de visualizar os resultados obtidos.

Compressão normal

Abaixo você encontra os resultados obtidos para a compressão normal de arquivos. Como você pode perceber, há dois gráficos para cada uma das categorias. O primeiro diz respeito ao tempo de compressão dos arquivos, enquanto o segundo mostra como os programas se saíram no que diz respeito ao tamanho final dos arquivos.

Vídeo

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

O WinZip levou a melhor na compactação de vídeos. Embora o arquivo final tenha ficado com o mesmo tamanho de outros três aplicativos, ele foi mais eficiente no que diz respeito ao tempo para compactação. Porém, o 7-Zip gerou o arquivo final mais leve.

ImagensQual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

Agora foi a vez do IZArc mostrar todo o seu poder. Assim como aconteceu no teste anterior, o tamanho dos arquivos compactados foi o mesmo para as quatro ferramentas, mas o IZArc  mostrou-se mais rápido que os outros programas.

PDFs

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

O WinRAR mostra seu poder na compactação dos arquivos PDFs. Novamente o resultado com relação ao tamanho não difere uma ferramenta da outra, mas o tempo de compactação foi decisivo e mostrou que o WinRAR é o mais rápido.

Documentos do Office

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

O 7-Zip marca presença quando o assunto são documentos do Office. Ele mostrou-se o mais rápido para compactar os trinta arquivos utilizados para o teste.

Executáveis

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

Na categoria tempo, WinRAR e WinZip quase empataram, mas quem levou a melhor foi o primeiro, uma vez que além de ser um dos mais rápidos também foi um dos que conseguiu compactar mais o instalador, gerando um arquivo final menor do que seus concorrentes.

Compressão best

Agora é a vez de analisar os resultados obtidos na melhor compressão de arquivos de cada aplicativo. Você também encontrará dois gráficos para cada categoria, um para o tempo de compressão e o outro para o tamanho final dos arquivos.

Vídeo

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

No modo de compressão best o WinZip aparece novamente dentre os melhores, mas desta vez é devido ao tamanho final do arquivo, com uma diferença de mais de 100 MB para os demais aplicativos. Na categoria velocidade, no entanto, quem sai com a medalha é o WinRAR, mas também foi  o que gerou o arquivo compactado mais pesado.

Imagens

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

O WinRAR ganha mais pontos na compactação de imagens. Além de ser o mais rápido ele gerou um arquivo com tamanho igual, ou muito próximo, ao das demais ferramentas.

PDFs

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

O WinRAR mostra seu poder na compactação dos arquivos PDFs novamente. Assim como aconteceu no modo de compactação normal, o resultado com relação ao tamanho final do arquivo não difere tanto uma ferramenta da outra, mas o tempo de compactação foi decisivo e mostrou que novamente o WinRAR foi o mais rápido.

Documentos do Office

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

E o WinRAR leva mais uma, agora é a vez do programa mostrar que pode ser rápido também na compactação de documentos do Office. A situação com relação ao tamanho final se repete, pois os quatro programas criaram arquivos com tamanho semelhante. O WinRAR, no entanto, foi a ferramenta que levou menos tempo para comprimir os documentos.

Executáveis

Qual o melhor aplicativo para se compactar arquivos?

No modo de compressão best só deu WinRAR, e dessa vez não foi diferente. A situação é exatamente a mesma apresentada no caso anterior: o programa gerou um arquivo com tamanho igual, ou muito próximo, dos concorrentes, mas ganhou em disparada na categoria tempo de compressão.

E o troféu vai para...

Você deve ter percebido que cada programa se saiu bem em uma categoria e em um tipo de compressão. Por esse motivo, fica difícil dizer qual deles é o melhor para se ter instalado no computador apenas visualizando os gráficos. Assim, o Portal Baixaki fez uma análise mais profunda dos resultados e encontrou uma forma de deixar o resultado um pouco mais claro para os usuários.

Mas antes de saber quem foi o real campeão da disputa é importante que você entenda como foi o procedimento de análise dos resultados. Dessa maneira você entenderá de onde vieram os valores dos próximos gráficos.

Para cada colocação foram atribuídos pontos. O primeiro lugar em cada um dos quesitos recebeu 4 pontos, o segundo valor 3, o terceiro 2 e o quarto 1. Por exemplo: o WinZip foi o melhor compactador no quesito tempo para os vídeos, mas ficou em segundo lugar na categoria tamanho final do arquivo. Sendo assim, ele recebeu 4 pontos pelo tempo e 3 pontos pelo tamanho final do arquivo.

Ao final de toda a análise, os pontos foram somados e foi feita a média dos valores. Dessa maneira foram obtidas as tabelas abaixo:

Tabela para compressão no modo normal

Tabela para compressão no modo best


Com base nas tabelas é possível visualizar que, depois de todos os testes e análises feitos, o que se saiu melhor foi:

WinRAR!

O CAMPEÃO!

Então tenho que usá-lo?

Calma, o fato de o WinRAR ter se saído melhor na maioria dos testes realizados não quer dizer que ele seja o mais indicado. Ele é, sem dúvida alguma, um dos melhores aplicativos presentes no mercado, não só por sua interface simples e prática, mas principalmente por suportar vários formatos de arquivos, tanto para compactação quanto para descompactação.

Evidentemente, os demais programas não são ruins, contudo eles não trazem tantas vantagens como o WinRAR, portanto, são recomendados para quem não se adaptou ao WinRAR. O 7-Zip, por exemplo, é um aplicativo leve, rápido e também muito competente para a criação de arquivos ZIP ou 7.

Agora é com você, caro usuário. Escolha o programa que mais lhe agrada e que melhor atende suas expectativas. Gostou da análise? O programa que você usa está entre os que foram testados? Comente e compartilhe sua experiência conosco, queremos ver você participando em nosso Portal.



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!