Assassinato de Bin Laden foi twittado ao vivo

1 min de leitura
Imagem de: Assassinato de Bin Laden foi twittado ao vivo

Tweet de Sohaib Athar.

“Helicóptero pairando sobre Abbottadad à 1h (é raro)”. “Um enorme estrondo de janela tremendo aqui em Abbottadad. Espero que não seja o começo de algo ruim”. Foi assim que o paquistanês Sohaib Athar, um consultor de Tecnologia da Informação, twittou, sem saber na hora, o começo da operação que resultou na morte de Osama bin Laden, fundador da organização al-Qaeda que estava na lista dos dez mais procurados do FBI desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

De acordo com o JPost, Osama se escondia desde 2005 em uma luxuosa mansão de três andares em Abbotabad, subúrbio a 100 km de Islamabad, capital do Paquistão. Quando a casa foi construída, a região era pouco habitada, mas novas casas surgiram desde então. O esconderijo tem paredes altas, de até 5,5 metros, arames farpados, dois portões de controle de acesso e poucas janelas. O valor é estimado em US$ 1 milhão de dólares, e, curiosamente, a casa não tem telefone nem conexão com a internet.

Logo abaixo, uma imagem de satélite do Google Maps do endereço onde Bin Laden se escondia.

Esconderijo de bin Laden.

Há mais de quatro anos, oficiais norte-americanos seguiam os passos de um mensageiro de Bin Laden, identificado por presos envolvidos com os atentados de 11 de setembro, até encontrarem a mansão sem telefone nem conexão com a internet.

Em uma época em que localização é algo que está em constante evolução, com GPS e até mesmo smartphones envolvidos em polêmicas por marcar os lugares onde o usuário esteve, o fato de não haver linha telefônica ou conexão com a internet gerou as suspeitas dos investigadores.

Horas depois dos primeiros tweets, Sohaib Athar confirmou que se tratava da mansão de Osama Bin Laden, e inúmeros veículos de comunicação buscavam contato com ele para saber mais sobre “o cara que blogou ao vivo o ataque a Osama sem saber”.

Imagem de bin Laden morto é falsa

Circula uma imagem que supostamente mostra bin Laden morto após os ataques. De acordo com o jornal espanhol El Mundo, trata-se de uma montagem que utilizou um cadáver com o rosto de Bin Laden colado e deformado digitalmente. A imagem foi salva em baixa qualidade para passar a impressão de ter sido registrada pelo celular.

Segue link da notícia do El Mundo para ver a montagem (a imagem pode ser indigesta para algumas pessoas). Clique aqui somente se tiver certeza de que quer ver a imagem.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.