Como fazer para ajustar o horário de verão no seu computador

2 min de leitura
Imagem de: Como fazer para ajustar o horário de verão no seu computador

No dia 21 de outubro começa o horário de verão brasileiro, uma medida do governo para poupar energia e aproveitar a luminosidade dos dias mais longos do verão. A medida foi sancionada pelo presidente Lula a partir do decreto n° 6.558, assinado em 8 de setembro de 2008.

Este ano, o horário de verão entrará em vigor a partir da 0h do dia 21 de outubro de 2012 (domingo) e terá duração até o dia 17 de fevereiro de 2013 (domingo). É uma ótima oportunidade para o país todo reduzir seu consumo de energia: de acordo com informações da Anael, a economia deverá ser de 282 milhões de reais durante o período.

O horário será válido para os seguintes estados: Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Tocantins e no Distrito Federal. Nessas localidades, os relógios deverão ser adiantados em 1 hora, de acordo com o decreto.

Acerte o seu relógio!

Este pequeno tutorial ensinará você a modificar o seu relógio do Windows, adequando-o ao horário de verão. O sistema operacional utilizado no guia foi o Windows 7, mas o processo é praticamente igual dentro do XP e Vista.

Primeiro, clique com o botão esquerdo do mouse no relógio localizado no canto inferior direito da tela e selecione a opção “Alterar configurações de data e hora”. Na imagem, é possível ver que o relógio do Windows mudará automaticamente, mas caso você não use as atualizações automáticas do Windows Update, o processo deverá ser feito manualmente.

Uma nova janela será aberta. Nela, clique sobre o botão “Alterar data e hora”.

Selecione as horas no horário indicado e mude o valor para um número abaixo, adiantando o relógio. Ou seja, se o seu relógio marcar 0h, mude para 1h.

Para realizar a mesma mudança no Windows XP, basta clicar duas vezes sobre o horário na bandeja do sistema e, logo em seguida, adiantar seu valor em uma hora.

Dessa forma, o relógio estará adequado ao horário de verão. Se você quiser acertar o relógio sem nenhuma margem de erro, pode conferir a hora exata usando um relógio atômico. Há várias opções aqui no portal Baixaki. Clique aqui para conhecer algumas.

Atualização automática

Se você utiliza o Windows Update no seu computador com atualizações automáticas, pode ficar tranquilo: o sistema operacional fará a transição suave para as novas configurações de horário de verão e fuso horário de forma programada, sem a necessidade de interferência do usuário.

A Microsoft recomenda que você tenha instalado o Windows Update e o hot fix de Agosto de 2012 (KB2732052). Essa atualização substitui a 2633952, que foi lançada em dezembro de 2011. Todas as alterações de fuso horário adicionais lançadas como hot fixes após a atualização 2633952 são incorporadas nesta atualização. Caso você já tenha a instalado anteriormente, nenhuma ação é necessária.

Recomendações especiais para Bahia e Tocantins

Neste ano, houveram algumas alterações referentes à participação dos estados no horário de verão 2012/2013: o estado da Bahia ficará de fora, enquanto o estado de Tocantins participará do processo.

A Microsoft recomenda que os usuários baianos alterem o time zone do computador para “GMT– 03:00 Cayenne, Fortaleza”. Será lançado um hot fix posteriormente, para corrigir o time zone de Salvador.

Para clientes do Estado do Tocantin,s é recomendado alterar o time zone do computador para “Brasília (GMT- 03:00)”.

Importante: essas ações são recomendadas a todos usuários localizados na Bahia e no Tocantins, independentemente da instalação dos últimos hot fixes.

Categorias

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.