Como impedir que os anunciantes monitorem sua atividade na internet

2 min de leitura
Imagem de: Como impedir que os anunciantes monitorem sua atividade na internet

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Você já deve ter notado que, após pesquisar sobre determinado produto em sites de compras, a sua navegação na web passa a mostrar enxurradas de anúncios com aquele item ou similares. Isso acontece por causa da segmentação de anúncios com base em sua navegação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Os anunciantes ficam de olho em tudo o que você faz na rede para, em seguida, oferecer produtos e serviços que interessem você. Mas existem maneiras de melhorar sua lista de interesses ou cancelar o rastreamento feito.

Atenção: nenhum método garante o sumiço total de propagandas durante a navegação. Eles apenas ajudam você a receber conteúdo mais relevante – ou a parar de visualizar anúncios que não são de seu interesse, mas que sempre aparecem na sua tela. As indicações abaixo também não garantem que você vá deixar de receber anúncios repetitivos, afinal, nem sempre aquela propaganda insistente foi parar em sua página por um rastreamento de dados e pode ser somente um anuncio aleatório.

Limpando as configurações


A primeira ação para melhorar a sua navegação é abrir este link. O sistema da adchoices faz uma busca em seu sistema e permite que você retire as opções de rastreio que desejar. Para isso, é só aguardar enquanto o serviço faz a varredura e, em seguida, selecionar o botão “Continue”.

Ali, aparece uma lista com todos os serviços de rastreamento que podem estar ativos em seu computador. Você pode escolher um a um ou apenas clicar em “Select All Shown” e, em seguida, confirmar a exclusão em “Submit your choices”. A limpeza é feita automaticamente, mas os cookies devem voltar ao seu navegador conforme você navega, por isso é preciso repetir o processo com certa frequência.

Configure sua conta no Google

Se você está sempre conectado em uma conta Google, é bastante provável que anúncios da empresa já tenham invadido a sua tela, seja no Gmail ou no próprio buscador. A princípio, a Google cria um perfil com base no rastreamento de informações, histórico de navegação e conteúdo que aparentemente é relevante para você, mas é possível alterar isso, já que a empresa tem um sistema próprio bastante prático para controlar seus assuntos de interesse.

Abrindo a central de Preferências de anúncios do Google, você pode alterar dados como sexo, idade e idiomas, o que ajuda a Google a entregar anúncios que combinem mais com o seu perfil. Outra possibilidade é clicar em “Editar” na barra de “Interesses”. Assim, você pode eliminar ou adicionar assuntos sobre os quais quer receber informações ao longo da navegação.

Mudando configurações no Google Chrome

Se você usa o Google Chrome, também pode bloquear o acesso à coleta de informações, impedindo que seus hábitos na rede sejam coletados. São quatro passos simples que você pode conhecer a seguir:

Acesse a aba de configurações. Em seguida, role até o final da página e clique em “Mostrar configurações avançadas”.

Na lista “Privacidade”, escolha “Enviar uma solicitação para ‘Não rastrear’ com seu tráfego de navegação”. Confirme a opção e pronto! Mais uma vez, é necessário lembrar que nem sempre um sistema responde de forma adequada a esse tipo de solicitação e isso não é uma garantia do fim de anúncios indesejados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.