Steam: descubra quanto você já jogou e quanto já gastou na plataforma

1 min de leitura
Imagem de: Steam: descubra quanto você já jogou e quanto já gastou na plataforma

Se você é um jogador assíduo no Steam, pode ficar curioso em saber quanto você já investiu na plataforma, seja em dinheiro ou em tempo, e ainda descobrir quanto de espaço em disco você está usando, caso tenha todos os jogos ainda instalados em sua máquina.

A resposta para a curiosidade pode deixar você assustado, então, para os corajosos em fazer a soma, vamos mostrar um passo a passo bastante simples. Para começar, você precisa que sua conta na rede esteja definida como pública. Se for este o seu caso, passe direto para a segunda parte do tutorial. Caso você não saiba fazer isso, fique tranquilo; basta seguir as instruções desde o início.

Deixando sua conta pública

Para deixar sua conta no Steam com dados disponíveis publicamente, bastam três passos. Primeiro, abra sua conta e clique em “Perfil” no menu que aparece ao passar o mouse sobre seu nome de usuário.

Na nova página que aparece, clique em “Editar Perfil”. Com isso, você é redirecionado para o menu de configurações de sua conta e, ali, é possível escolher a opção “Definições de Privacidade.

Nesta etapa, você tem acesso ao controle de todas as ferramentas de privacidade de sua conta. Para seguir com o tutorial, basta escolher como “Público” o “Estado do Perfil” e pronto! Agora, você já pode finalmente descobrir o quanto tem investido no Steam.

Descobrindo detalhes sobre tempo, jogos e investimento

Para saber os detalhes de sua conta, abra o site Steam Gauge (para acessar, clique neste link). Já na primeira página, você encontra o box para fazer o cálculo. Complete o endereço “http://steamcommunity.com/id/” colocando seu nome de usuário no campo especifico e, em seguida, clique em “Calculate”.

Em poucos segundos, o Steam Gauge consegue calcular seu “patrimônio” total. O cálculo não chega a ser um montante exato de investimentos, já que o sistema contabiliza tudo a partir do valor atual nas lojas. Ou seja, se você comprou games em promoção, o serviço não consegue descobrir isso, mas apenas faz um cálculo com base nos jogos existentes em seu perfil de jogador.

Mesmo assim, com isso você já pode ter uma ideia do quanto sua conta no Steam vale. Além disso, o sistema também contabiliza o total de horas jogadas e mostra uma lista completa com os jogos ligados ao seu usuário e os valores individuais de cada um deles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.