iOS: como usar um emulador mesmo sem ter jailbreak

1 min de leitura
Imagem de: iOS: como usar um emulador mesmo sem ter jailbreak

Se você não quer fazer jailbreak em seu gadget, mas morre de vontade de ter um emulador no aparelho para jogar títulos de DOS, Game Boy, Nintendo DS, NES, entre outros, provavelmente vai adorar este passo a passo.

Seguindo as instruções a seguir, você vai transformar seu iPhone, iPod Touch ou iPad em uma central de jogos retrô, sem corromper o sistema operacional do aparelho. E o melhor: sem gastar um centavo para isso.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atenção: embora aparentemente o sistema seja seguro (não encontramos problemas durante os testes, nem mesmo reclamações sobre a “gambiarra”), é válido lembrar que as ferramentas não são autorizadas pela Apple, ou seja, existe um risco de que sua instalação traga uma brecha de segurança. Então, caso queira seguir, é importante ter em mente o possível risco.

1 – Instale o emulador

Para começar, abra o seguinte site no Safari do aparelho que vai receber o emulador: http://emu4ios.weebly.com/downloads. Em seguida, escolha o tipo de emulador que você deseja instalar e toque o botão “Install” – aqui, usamos o GBA4iOS apenas para ilustrar o artigo, mas 13 opções estão disponíveis.

 

O sistema vai perguntar em dois momentos se você realmente deseja instalar e rodar o aplicativo. Estando ciente dos riscos que citamos acima, confirme a utilização do emulador desejado.

2 – Escolha seus games

Após abrir o novo aplicativo, você vai precisar apenas tocar o botão de lupa no lado superior direito da tela. O app vai direcionar você automaticamente para uma busca no Google que mostra diversos sites com ROMS adequados para o emulador escolhido por você.

 

Assim que selecionar seu jogo, faça o download do arquivo. Quando a transferência for concluída, você só precisa selecionar o botão que aparece no canto superior direito da tela, responsável por abrir o ROM diretamente em seu emulador.

 

Você pode escolher quantos games quiser e manter a lista repleta de arquivos; o único problema do emu4ios é que ele só permite que você tenha um tipo de emulador instalado. Ou seja: se você contar com o Game Boy no seu aparelho e quiser jogar NES, vai acabar perdendo sua lista antiga de jogos ao instalar o novo emulador “por cima” do antigo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.