Android: como conectar controles físicos ao seu mobile [vídeo]

5 min de leitura
Imagem de: Android: como conectar controles físicos ao seu mobile [vídeo]

Smartphones e tablets têm ganhado cada vez mais robustez – não é raro encontrar mobiles que superam, em termos de hardware, desktops ou notebooks um pouco mais ultrapassados. Vários núcleos, telas em alta definição e a presença de GPUs no corpo dos portáteis transformaram os gadgets em centrais de processamento verdadeiramente potentes.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Assim, rodar jogos que exigem alto desempenho de determinados itens em smartphones ou tablets tornou-se possível; conectar um ou outro mobile a uma TV de alto poderio gráfico é uma prática bastante comum nos dias atuais. Todavia, às vezes não é possível aproveitar a jogatina de forma integral: um controle físico, destacado do dispositivo portátil, realmente faz falta.

Estariam os consoles enfrentando um tipo de crise? Mesmo não sendo possível responder precisamente a essa pergunta, fato é que o mercado de jogos para mobiles tem crescido em ritmo acelerado. Prova disso são as diversas opções de joysticks compatíveis com gadgets disponíveis mundo afora (confira uma lista de 7 controles para iOS e Android clicando aqui).

O Dualshock 3 funciona também via Bluetooth. (Fonte da imagem: Reprodução/1.bp)

E que tal conectar ao seu Android um controle físico? Neste tutorial, você vai aprender a emparelhar os joysticks dos consoles Xbox 360, PlayStation 3 e Nintendo Wii com o seu mobile. Contudo, antes de ditarmos os passos que deverão ser seguidos para que a conexão seja realizada, alguns esclarecimentos precisam ser feitos.

DualShock 3 (PlayStation 3)

Pré-requisitos

  • DualShock 3 (controle de PlayStation 3);
  • Aplicativos Sixaxis Compatibility Checker, Sixaxis Controller e Sixaxis Pairing Tool;
  • Um aparelho rooteado*, com Android 2.2 ou superior; e
  • Um sistema operacional Windows (parece ser possível fazer isso também no Ubuntu — leia o tutorial neste link).

*Você sabe como fazer root no seu Android? Se não, clique aqui e acompanhe um tutorial detalhado feito pelo Tecmundo e aprenda, em instantes, a desbloquear o seu aparelho.

Passo 1: verificando a compatibilidade

Para isso, utilizaremos o aplicativo Sixaxis Compatibility Checker (clique para acessar a página de download), que vai verificar se o seu aparelho é compatível com o controle do PlayStation 3.

(Fonte da imagem: Reprodução)

No app, pressione o botão “Iniciar” para que o teste comece a ser feito. Em instantes, ele informa se o dispositivo é ou não compatível e também relata o código do Bluetooth que deverá ser adicionado ao controle (passo seguinte).

Passo 2: configurando o controle no PC

No Windows, você deve instalar o programa Sixaxis Pairing Tool (clique para fazer o download — se você tiver problemas para instalar este programa, experimente baixar esta versão), que serve para modificar o código de Bluetooth do controle do PS3. Conecte o equipamento ao computador utilizando um cabo USB e então abra o programa.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Ele vai indicar o código master atual (“Current Master”) e também um campo para que você faça uma alteração. No smartphone, o Sixaxis Compatibility Checker oferece o novo código, exibindo-o na base da tela. Depois de digitá-lo no campo “Change Master”, você deve pressionar o botão “Update” para que a alteração entre em vigor.

Passo 3: aplicando as mudanças no Android

Depois de redefinir o código no passo 2, você deve instalar o Sixaxis Controller (clique para ir à página de download) em seu Android. No programa, pressione o botão “Parear” e informe o código que você alterou no controle do PS3 (passo 2), que deve estar ligado nesse momento.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Feito isso, aperte o botão “Iniciar” no aplicativo e depois o botão PS no controle. As luzes do dispositivo vão parar de piscar e uma mensagem no Sixaxis Controller vai indicar que o joystick foi conectado.

Passo 4: método de entrada e mapeamento

Agora, pressione o botão “Trocar método de entrada” no aplicativo e selecione a opção “Sixaxis Controller”. Feito isso, vá às preferências do app, acesse “Configurações do Gamepad” e marque a opção “Ativar Gamepad”.

(Fonte da imagem: Reprodução)

Para conferir se as teclas estão configuradas de modo correto, vá em “Editar Mapeamentos”, no mesmo menu, e configure uma a uma. É provável que ele já esteja funcionando perfeitamente, mas não custa nada dar uma olhada.

Concluído tudo isso, você pode jogar vários jogos no Android, como GTA San Andreas, utilizando o bom e velho controle de PlayStation 3.

Controle de Xbox 360

Pré-requisitos

  • Controle com fio de Xbox 360;
  • Cabo OTG*; e
  • Android 4.0 ou superior instalado.

Passo único: plugue e jogue

Tudo o que você precisa fazer é plugar o controle no aparelho por meio do cabo OTG. É provável que uma mensagem surja na tela confirmando a conexão, mas isso pode não ocorrer — mesmo com a conexão tendo dado certo. (Fonte da imagem: Reprodução/Phonebuff)

    Depois disso, basta começar a jogar os games com suporte para joystick.

    Nyko PlayPad

    Pré-requisitos

    • Controle Nyko PlayPad;
    • Android 3.0 ou superior;
    • Aplicativo Nyko Playground instalado em seu aparelho.

    Configurar o Nyko PlayPad é bem mais simples do que utilizar os dispositivos de consoles citados anteriormente. Isso porque o controle foi desenvolvido para portáteis, então vem com recursos prontos para ser usado em um tablet ou smartphone. Isso significa que ele dispensa o uso do PC no processo de configuração e também não precisa de cabo.

    Passo 1: emparelhando o controle

    Ele trabalha com Bluetooth, então o primeiro passo de tudo é ativar esse tipo de conexão em seu aparelho. Vá às configurações do Android e lá encontre o menu de conexões ou diretamente a opção “Bluetooth”. Dependendo da versão que você usa, é possível encontrar esse recurso no menu de notificações do aparelho.

    Com o Bluetooth ativado (e com o Nyko PlayPad devidamente ligado, é claro), o controle deve aparecer na lista de dispositivos ao alcance da sua conexão. Toque o nome do joystick uma vez para iniciar o processo de emparelhamento e, após alguns instantes, ele estará ligado.

    (Fonte da imagem: Reprodução)

    Depois, a partir do menu de notificação do Android você pode acessar o menu de entradas e ativar a o Nyko PlayPad como uma delas.

    Passo 2: ative modo HID

    Certifique-se de que a opção HID está ativada no controle. Na parte traseira do dispositivo há uma chave que pode ser colocada em quatro posições diferentes; para jogar, o que interessa é a posição HID, cujo ícone é um desenho do próprio controle.

    (Fonte da imagem: Reprodução)

    Passo 3: encontre um jogo com suporte para controle HID

    Esse é provavelmente o passo mais complicado de usar o Nyko PlayPad. Isso porque não é todo jogo que apresenta suporte para joystick e, além disso, não é todo jogo que consegue trabalhar com esse método HID. Para ajudar, a desenvolvedora do aparelho oferece um aplicativo gratuito chamado Nyko Playground (clique para ir à página de download).

    Neste app, é possível encontrar uma lista de jogos (pagos e gratuitos) com suporte para HID e disponíveis na Google Play. Se por acaso há algum título em seu aparelho que não aparece na lista, mas tem suporte para o Nyko, também é possível listá-lo no app, transformando-o em uma central de jogatina com controle físico em seu Android.

    Durante os testes, o aparelho simplesmente não funcionou com alguns games listados no Playground, como TL Racing 2, mas trabalhou sem problemas com Dead Trigger e Stupid Zombies 2.

    smart people are cooler

    Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

    Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

    Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.