Google+: como usar o Hangout para compartilhar a tela do seu computador

2 min de leitura
Imagem de: Google+: como usar o Hangout para compartilhar a tela do seu computador

Acesso remoto pelo hangout (Fonte da imagem: iStock)

Os programas para realizar acesso remoto vêm ganhando cada vez mais destaque, especialmente quando é necessário prestar serviço para clientes. Da mesma forma, esse tipo de aplicação também costuma ser empregado na hora de auxiliar um amigo com algum problema no seu computador (ou para a realização de trabalhos em equipe).

Porém, como grande parte dos programas de acesso remoto nem sempre é muito intuitivo, alguns ainda evitam a solução, especialmente pelo fato de ser necessário realizar as configurações para o uso. No entanto, quem utiliza o Google+ agora já pode contar com uma ferramenta para a função diretamente na função Hangout.

Para começar a utilizá-la, tudo o que você precisa fazer é ativar o plugin dentro do Hangout, em poucos instantes. Além disso, o sistema é muito intuitivo e permite adicionar mais do que um espectador para a ação. Ficou interessado? Acompanhe o tutorial abaixo para descobrir como fazer acesso remoto pelo Google+.

Ativando a ferramenta

Com o seu perfil do Google+ já aberto no navegador, comece clicando no botão “Hangouts”.

Abrindo a função de Hangout (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, utilize a alternativa "Iniciar um hangout", presente na parte superior direita da tela. Se for o seu primeiro acesso à função, pode ser necessário instalar um plugin para realizar a operação.

Iniciar um hangout (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, você pode adicionar pessoas e modificar o nome para o seu Hangout nos campos disponíveis. Quando tudo estiver conforme o desejado, clique em "Entrar no Hangout".

Entrar no Hangout (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Feito isso, passe o mouse sobre a alternativa "Ver mais aplicativos" e escolha a opção "Adicionar aplicativos".

Adicionar aplicativos (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora, passe o mouse sobre a alternativa "Área de trabalho remota" e clique no botão "Adicionar a este hangout".

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O processo de instalação do aplicativo pode demorar alguns instantes para ser concluído. Ao final da operação, uma nova mensagem indica que ele foi corretamente adicionado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, basta clicar em "Convidar pessoas" e adicionar quem você deseja acessar o computador remotamente.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez que os participantes aceitem o convite, você pode tanto escolher ser auxiliado (clicando no botão "Precisa de ajuda?") quanto ser a pessoa a oferecer suporte (na alternativa "Ajudar...").

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

No momento no qual a proposta é confirmada pelo outro participante, a tela de quem recebe o auxílio passa a ser exibida na de quem efetuará o atendimento.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Vale apenas lembrar-se de que a pessoa que vai receber o seu acesso compartilha a movimentação do mouse (logo, é preciso que ela mantenha o periférico parado enquanto você estiver controlando a máquina). Caso você queira, é possível que mais do que uma pessoa seja adicionada à "conferência" (como espectador).

Prontinho! Agora você já sabe como utilizar a função de acesso remoto disponível no Google Plus. Para encerrar a ferramenta, basta que quem está recebendo a ajuda saia da conferência (ou que ela seja fechada).

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.