Aprenda a encontrar e se conectar a servidores proxy estáveis

3 min de leitura
Imagem de: Aprenda a encontrar e se conectar a servidores proxy estáveis

(Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

É comum estar numa situação em que a página da web não é exibida no domínio desejado. Se houver versões de um mesmo site em diversas línguas, pode ser que ele só seja mostrado naquela que corresponda ao idioma do local de seu IP, mesmo que você coloque o domínio ao final.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Ao digitar www.google.com aqui no Brasil, por exemplo, você é automaticamente direcionado para a versão em português do buscador (que tem o domínio “br” ao final). Mas há uma forma de alterar esse comportamento, isto é, modificar o limite geográfico de sua região por meio de servidores proxy. É como se você estivesse conectado remotamente ao IP de outro país.

Além disso, esses servidores convenientemente permitem que você navegue de forma anônima pela internet. Quem nunca desejou ocultar o envio de informações a determinadas páginas da web? Para esse e outros objetivos, a utilização de endereços proxy confiáveis pode ser uma carta na manga. Veja como fazer isso de forma simples e prática.

Instalando o ST Proxy Switcher

O primeiro passo é baixar e instalar o programa ST Proxy Switcher, que traz listas com diversas opções de servidores proxy disponíveis. Clique aqui para fazer o download – é um software totalmente gratuito. Ao abri-lo pela primeira vez, você deverá visualizar a seguinte tela:

Essa é a interface principal do ST Proxy Switcher. É por meio dela que você realizará praticamente todas as funções.

A primeira delas é clicar no botão “Download List of Proxies”, o segundo do menu superior. É ele que permitirá escolher o protocolo do proxy buscado: HTTP, HTTP Anonymous, HTTP High Anonymous, SOCKS4 ou SOCKS5.

Repare que, ao passar o cursor sobre uma das opções desse botão, será exibida uma janelinha suspensa que mostra a quantidade de listas disponíveis. Cada uma fornece servidores proxy de diferentes países aos quais você pode tentar se conectar. Basta selecionar uma lista e clicar em “Download” na janela aberta para que os endereços proxy sejam baixados e listados.

Listando diferentes tipos de servidores proxy

Você deve estar se perguntando que tipos de servidores proxy os diferentes protocolos são capazes de listar. Confira esta rápida descrição para não se sentir perdido e filtrar melhor sua busca:

  • HTTP: protocolo padrão da internet. Essa opção busca IPs de vários países diferentes. Ao selecionar um endereço proxy daqui, seu computador assumirá o IP do outro país, permitindo que você visite sites de um determinado domínio sem restrições geográficas;
  • HTTP Anonymous: é a opção que exibe proxies anônimos. São eles que ocultam seu IP para que você navegue anonimamente pela internet;
  • HTTP High Anonymous: protocolo cuja escala de anonimato é ainda maior. Oculta quaisquer informações de envio enquanto você navega pela internet;
  • SOCKS4 ou SOCKS5: essas duas opções exibem endereços proxy que trabalham com um desses tipos de protocolo. Ao conectar-se a um dos servidores exibidos na lista, seu computador assumirá um IP que consegue acessar sites com essa exigência.

Conectando-se a IPs de outros países

Após ter clicado em “Download” na etapa anterior, aguarde o término da contagem regressiva e clique em “OK”. Você tem agora uma lista com servidores proxy de diversos países! Estados Unidos, Rússia, Índia, China... Cada lista que você selecionar no botão “Download List of Proxies” poderá mostrar países diferentes.

Agora é só clicar duas vezes sobre o endereço proxy escolhido e selecionar “Sim” na janela que será exibida perguntando se você deseja se conectar àquele IP.

Pronto! Navegue de forma anônima ou acesse sites que antes eram limitados geograficamente pelo IP do país. Vale ressaltar que o seu browser assumirá o endereço do servidor proxy automaticamente. Para retornar ao seu IP original, é só fechar o programa e reiniciar o navegador.

Há softwares similares que permitem fazer buscas de endereços proxy. O Proxy Switcher Lite e o X-Proxy são ótimas alternativas à disposição.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.