5 maneiras de salvar e fazer backup de fotos publicadas no Facebook

6 min de leitura
Imagem de: 5 maneiras de salvar e fazer backup de fotos publicadas no Facebook

Há diversas ferramentas disponíveis na internet para quem precisa fazer backup de arquivos, mídias e informações postadas em redes sociais. Existem opções online, na nuvem, a partir do próprio Facebook ou utilizando um aplicativo de programação que permitem que você salve fotos e postagens em uma pasta específica, com a fácil transferência para o seu computador.

Cada programa ou aplicação obtém resultados diferentes para o armazenamento de dados, seja pela configuração de uma nova conta na internet ou pela instalação de um software no seu desktop. Neste guia, vamos conferir cinco opções para você criar backups das fotos publicadas no Facebook.

1. Pelo próprio Facebook

Através do acesso de sua própria configuração de conta no Facebook, você tem a opção de fazer o backup de todo o seu histórico de publicações na rede social. Para realizar essa função, você deve entrar em na aba “Configurações gerais da conta” e clicar no último link da página, em que se lê “Baixe uma cópia dos seus dados do Facebook”.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Ao acessar esse recurso, uma nova página será exibida com detalhes mais avançados sobre como é feito o download dos dados do Facebook. A função não inclui apenas as fotos publicadas por você, mas também as mensagens e conversas de bate-papo com seus contatos, as publicações no mural e os links compartilhados, além dos nomes dos seus amigos na rede social.

Para incluir informações mais detalhadas, com o histórico de logins, informações sobre as páginas curtidas, solicitações de amizade enviadas e pendentes, entre outros dados, você pode solicitar o download do arquivo expandido com todos os tipos de registros da sua conta. Vale lembrar que, por buscar todo o histórico de atividades, o recurso consome bastante tempo para preparar o arquivo e realizar o download.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Por estar disponível diretamente pelo próprio Facebook e não requerer um aplicativo terceiro para a obtenção dos dados, esse recurso se torna interessante, seguro e prático. O problema é que você não tem como configurar o que quer baixar, sendo obrigado a fazer o backup de tudo o que foi publicado na sua conta, ocupando espaço em disco e gastando bastante tempo. Além disso, o download não inclui as fotos em que você foi marcado, apenas aquelas que você salvou em seus álbuns.

2. Através de uma configuração IFTTT

Uma alternativa para replicar conteúdo e enviar backups dos itens publicados no Facebook é utilizar o esperto serviço do IFTTT (If This Then That), que gerencia ações para serem executadas entre as suas contas nas mais diferentes redes existentes.

Para utilizar o IFTTT, você só precisa cadastrar uma conta, com nome de usuário e email, e adicionar as informações de acesso às demais redes conforme for utilizar e estabelecer as ligações entre elas. O serviço permite replicar postagens, coletar informações, enviar emails, entre outras inúmeras ações, de forma automática, bastando apenas uma configuração. Entre os canais disponíveis você encontra o Facebook, o Instagram, o Gmail, o YouTube, o Foursquare e o Dropbox.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Com essas opções, você pode estabelecer que para cada foto postada no Facebook uma cópia seja enviada para a sua conta na nuvem do Dropbox, por exemplo. Para criar as ações, você só precisa seguir as instruções na tela, que tem passos bastante simples e intuitivos de seguir.

É possível, com o IFTTT, fazer com que as fotos em que você é marcado no Facebook sejam salvas em um álbum próprio dentro da rede, por exemplo. Para fazer isso, você precisa estabelecer uma nova ação informando o “Trigger” (o gatilho, a condição “se”), sendo a publicação da foto marcada por um amigo e definindo o destino como um álbum dentro do próprio Facebook.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Uma vez configurada a ligação, todas as futuras publicações acionarão a sentença estabelecida e o resultado será obtido de forma automática sem que você precise fazer mais nada – a não ser que você mude as senhas de acesso de alguma de suas contas e então precise atualizar a conexão.

3. Backupify

Para quem preferir um aplicativo de segurança para o backup de dados no Facebook, o Backupify fornece, entre os planos de armazenamento na nuvem, um pacote grátis de 1 GB para você utilizar com até três contas em redes sociais.

Com ele, você pode configurar o backup de todas as informações da sua página de perfil, incluindo as publicações e postagens no mural, os álbuns de fotos e vídeos, além de conversas e mensagens com os amigos. O Backupify permite também salvar automaticamente as fotos nas quais você é marcado, o que produz uma cópia do arquivo para você mesmo se o autor da marcação excluir a publicação rapidamente.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O aplicativo pode ser facilmente acessado a partir do site, com um simples cadastro de email. O serviço de backup para os dados do Facebook contém uma página de configurações que permite que você selecione o que deseja que seja salvo através do Backupify. Os itens estão dispostos em listas com caixas de seleção, que podem ser desmarcadas conforme não houver a necessidade de fazer cópia de tantas informações.

4. Pick&Zip

O aplicativo Pick&Zip, que você pode instalar diretamente no Facebook autorizando a permissão de acesso à sua conta, apresenta outra maneira de copiar e transferir fotos, imagens e vídeos a partir do seu perfil na rede.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Você pode acessar o aplicativo a partir do site e solicitar o login para a sua conta. O programa dispõe as informações de mídias em abas, nas quais você pode ver seus vídeos, as fotos nos seus álbuns e naquelas imagens em que foi marcado.

É possível selecionar item a item ou fazer a seleção completa dos materiais. Na seção de download, você pode transferir todo o pacote de arquivos ou apenas aqueles que você selecionou para serem salvos em uma pasta no seu computador.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Além de dar acesso a todas as imagens publicadas por você ou associadas ao seu nome, o Pick&Zip possibilita também que você obtenha as mídias de qualquer um dos seus contatos. Na coluna lateral, o programa lista os nomes de todos os seus amigos e, uma vez o nome selecionado, você pode conferir todos os arquivos desse contato – e copiar, salvar ou transferir como preferir.

O Pick&Zip, por funcionar manualmente, oferece um maior controle do que você está de fato baixando no seu computador. O aplicativo funciona bem para quem deseja salvar apenas algumas fotos e não necessita de um backup completo e extenso do histórico do Facebook.

5. PhotoGrabber

Para quem prefere utilizar um programa convencional, uma ótima opção para capturar as fotos do Facebook é o PhotoGrabber. O aplicativo precisa ser instalado no seu desktop, seja no sistema Windows ou no OS X, através das cópias de instalação disponíveis no site do desenvolvedor. Leve e de fácil configuração, o PhotoGrabber pede apenas a permissão de acesso às informações de sua conta na rede social e solicita que você copie e cole um código de segurança para rodar o programa.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

O aplicativo tem uma interface simples porém eficiente, para você definir quais itens e informações de mídias deseja capturar. É possível incluir as fotos marcadas, os álbuns completos em que essas fotos se encontram, além de comentários e outras informações de registro.

As diferentes opções de armazenamento e backup de fotos e arquivos solucionam as principais demandas de quem deseja ter um maior controle sobre as imagens publicadas e prefere garantir que as mídias não se percam no ar, na nuvem ou no ambiente virtual.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.