Como salvar arquivos APK da Google Play no seu computador

2 min de leitura
Imagem de: Como salvar arquivos APK da Google Play no seu computador

Através de uma extensão para o navegador Google Chrome, você pode baixar os arquivos completos em formato APK dos aplicativos para Android na página da Google Play para o seu computador. O recurso ajuda a manter uma cópia de segurança dos apps gratuitos que você utiliza no seu dispositivo Android.

O programa vai contra os termos de serviço da Google, já que acessa o site por outra entrada que não a interface principal, mas a função da extensão não tem caráter de pirataria.

O recurso serve para fazer backup dos aplicativos e não para baixar jogos e programas pagos da loja da Google. Para fazer a extensão funcionar, você precisa inclusive fornecer os dados da sua conta, com email, senha e ID do aparelho Android.

Configurando o APK downloader

Para realizar a tarefa, você precisa passar por algumas etapas de instalação e configuração da extensão APK downloader no seu Google Chrome. Primeiramente, você deve fazer o download da extensão na página do desenvolvedor e arrastar o arquivo salvo para dentro da aba “Extensões” do navegador.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Em seguida, é necessário configurar a extensão com as informações de sua conta na loja da Google. Esse processo requer que você saiba o ID do seu aparelho, seja celular ou tablet, com o qual se conecta na Google Play.

Para descobrir o ID do seu celular, você pode discar o código *#*#8255#*#* e verificar o número no monitor Gtalk. O ID aparece logo abaixo da seção “Endpoint”. Você deve anotar os 16 caracteres que aparecem após android-.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Caso esteja utilizando um tablet, a melhor opção para descobrir o ID do seu aparelho é recorrer ao aplicativo Decide ID, que serve justamente para determinar o registro do dispositivo.

Com o número anotado, você pode configurar a extensão com as informações da sua conta. Sem isso, ela simplesmente não funciona. Portanto, entre na aba de extensões e acesse as opções do APK downloader.

Uma nova janela do navegador mostra os itens que você precisa preencher para fazer utilizar a extensão. Você deve informar o endereço de email cadastrado na Google Play, a senha e os 16 caracteres de ID do seu dispositivo.

Acesso e download do arquivo APK

Com a configuração concluída, você pode começar a baixar os arquivos APK dos aplicativos diretamente pela janela do seu navegador Chrome. Ao acessar a Google Play e entrar na página de um aplicativo gratuito, um ícone aparece no canto da sua barra de navegação que permite, com um único clique, fazer o download do pacote APK do aplicativo visualizado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Vale notar que o ícone do APK downloader aparece apenas para aplicativos gratuitos e não há opção de download para apps pagos. Os arquivos podem ser descarregados e salvos diretamente no seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.