Como criar uma apresentação de slides com fotos no YouTube

4 min de leitura
Imagem de: Como criar uma apresentação de slides com fotos no YouTube

Estamos tão acostumados a ver o YouTube como um canal de transmissão de vídeos que às vezes deixamos de notar as demais funcionalidades que o site oferece. Muita gente que gostaria de publicar uma apresentação de slides com imagens ou fotos pessoais na internet pensaria em utilizar um editor de vídeo para criar a sequência desejada – sem saber que o próprio YouTube disponibiliza também esse recurso, de forma simplificada, para carregar o material diretamente online.

A função de criar slideshows pelo YouTube é bastante fácil de utilizar e com uma boa oferta de efeitos para enriquecer sua montagem. É possível escolher diferentes transições para a passagem entre fotos, acrescentar uma música gratuita do site para fazer um fundo musical e até mesmo adicionar textos junto às suas imagens.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Para carregar o material e iniciar o processo de construção da sua sequência de fotos, você precisa acessar a sua conta no YouTube e entra na seção de upload de arquivos clicando na opção “Enviar vídeos”. Dentro dessa página você encontra uma grande janela central para carregar os vídeos prontos e uma aba na lateral direita com outras formas de envio. Ali está a ferramenta de “Apresentação de slides de fotos”.

Criando a sua apresentação de fotos

Ao clicar na caixa do recurso, você é direcionado para uma nova janela em que pode escolher e enviar as fotos que deseja utilizar na sua apresentação. Como foi feito o login pela sua conta do YouTube, o canal permite que você selecione as imagens disponíveis nos seus álbuns salvos no Google.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Você pode também carregar outros arquivos, que estejam salvos no seu computador, através a aba “Upload photos”. É possível mandar múltiplas imagens ao mesmo tempo, selecionando todos os arquivos que deseja inserir no vídeo de uma só vez. É possível puxar fotos de lugares diferentes e adicionar quantas imagens você quiser.

As fotos são apresentadas inicialmente em sequência conforme a ordem do upload. Nessa primeira etapa de configuração, você pode continuar acrescentando novas imagens e reorganizar a ordem como deseja que elas sejam exibidas no vídeo final.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A segunda etapa de configuração permite que você edite a sequência e estabeleça alguns efeitos um pouco mais avançados para os seus slides. Apesar de ser um serviço online e associado a um canal tão popular e com tantos acessos como o YouTube, as ferramentas de edição são suficientes para uma montagem básica e com alguns diferenciais.

Essa etapa apresenta uma pré-visualização do resultado em vídeo e uma aba com os itens que você pode redefinir. É possível configurar o tempo de duração de cada slide, de um até dez segundos, acionar o efeito de Panorâmica & Zoom sobre as imagens e mudar o modo de transição entre cada tela. Para cada modificação feita, o vídeo recarrega para exibir a prévia do resultado.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

Há quatorze estilos de transição para utilizar na passagem entre as fotos, desde fades mais comuns até efeitos de dissolução em recortes e formatos. Ainda é possível acrescentar um fundo musical entre as mais de 150 mil opções gratuitas fornecidas pelo próprio YouTube. Se essa etapa de edição for suficiente para a construção da sua sequência, você pode concluir o vídeo e seguir para a sua postagem clicando no botão “Enviar”.

Para os interessados em recursos mais avançados de montagem, há no canto superior um acesso ao “Editor avançado”, que permite outros usos para as ferramentas de edição. Esse recurso apresenta o vídeo em trabalho e os mecanismos de montagem de forma diferenciada, um pouco semelhante à interface de um programa de edição – com a visualização dos slides/frames em uma linha de tempo.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

As ferramentas de edição dessa página são exibidas em ícones na aba superior. Ali é possível controlar os mesmos recursos de duração, efeitos e transições que estão disponíveis na página de montagem simplificada. A diferença é que nessa configuração avançada você pode controlar os slides e as passagens um a um, de forma que as imagens podem assumir durações distintas de permanência na tela e ter transições diferentes entre elas no decorrer do vídeo.

Além disso, há ainda a opção de incluir textos junto às suas fotos, com cinco estilos pré-definidos de formato. Esse recurso é bom para longas apresentações, como uma maneira de demarcar títulos e categorias para o conjunto de imagens que você coloca na sequência, deixando o resultado mais organizado e elegante.

(Fonte da imagem: Tecmundo)

A última etapa para concluir a sua apresentação de slides é definir as etiquetas de identificação do vídeo final. Nessa página, você pode incluir o resultado dentro de uma categoria do YouTube, decidir se ele tem um caráter público ou privado e ainda compartilhar o link nas redes sociais. Quanto melhor você descrever o conteúdo do seu slideshow, mais fácil ele será encontrado nas buscas pelo canal na Internet. Essas informações sobre o vídeo produzido podem sempre ser alteradas através do acesso à sua conta no YouTube.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.