Como instalar aplicativos não compatíveis com o seu Android

2 min de leitura
Imagem de: Como instalar aplicativos não compatíveis com o seu Android

(Fonte da imagem: Reprodução/TecMundo)

Você já deve ter tentado baixar um aplicativo em seu Android sem obter sucesso na operação. Mas você já se perguntou por quê? Isso acontece quando alguns desenvolvedores aplicam uma restrição na instalação de apps em certos smartphones.

As razões mais comuns são por causa das versões, configurações do aparelho e até pela localidade. Mas fique tranquilo, pois existe uma maneira de reverter essa situação e nós vamos passar algumas dicas.

Atenção!

Antes de começar ou até mesmo cogitar essa hipótese, você precisa estar ciente de que os truques, na teoria, não são suportados pelo Google. O que você vai fazer é enganar o Google Play, havendo ainda a possibilidade de o aplicativo não funcionar corretamente. Dadas as considerações, é hora de começar.

Desafiando as restrições

Mesmo com grandes chances de falhar, os apps podem funcionar sem problemas. Normalmente, é exigida uma versão mínima do sistema operacional para que ele rode sem complicações. Isso porque alguns programas, principalmente jogos, requerem um melhor processador, uma tela maior, entre outras configurações.

Para escolher os aplicativos incompatíveis, você precisa acessar o site do desenvolvedor ou do Google Play sem estar logado para que seu aparelho móvel não seja identificado. Também não adianta acessar do celular, pois somente os compatíveis com ele aparecerão.

Primeiro passo: “rooteando” o aparelho

“Rootear” o Android significa transformar você em um “superusuário”, ou seja, o administrador do seu aparelho, permitindo a execução de diversas ações. Aqui você vai descobrir qual é o melhor programa para a sua versão do sistema ou modelo do seu smartphone, além de todos os passos em um guia completo de “rooteamento”.

Restrição de local

Há também os aplicativos restritos para outros países, principalmente os apps bancários, por questões de segurança. As opções mais eficientes para esses casos são o uso do VPN e do MarketEnabler: 

  • VPN – Para esse procedimento não é necessário “rootear” o celular. São diversos os programas disponíveis e aqui você pode acompanhar um passo a passo completo de como executar esse processo;
  • MarketEnabler – Com ele, o root do aparelho é obrigatório. Depois de feito, faça o download neste link. Após a instalação, basta selecionar a operadora e país desejados para obter as permissões.

Em ambas as maneiras você vai precisar limpar todos os dados da Play Store após a instalação. Para isso, faça o caminho: Configurações > Aplicativos > Google Play Store, toque em “Forçar Parada”, “Limpar Dados” e “Limpar Cache”.

Market Helper

O Market Helper funciona sem precisar do root. Obviamente, o programa não está disponível no Google Play, então você deve fazer o download neste link. Uma vez instalado, ele vai “fraudar” o seu Android para que o Google o identifique como um smartphone popular, por exemplo, o Galaxy S3 ou o Nexus 7. Com a ativação feita, basta começar a fazer os downloads.

Todos os procedimentos devem funcionar, mas relembramos que também há uma grande chance de que não façam mudança nenhuma no sistema, visto que o aparelho não foi programado para essa mudança de configuração. Cada modelo ou versão do sistema operacional pode reagir de uma forma diferente. 

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.