Avast: como desinstalar o antivírus por completo do PC

2 min de leitura
Imagem de: Avast: como desinstalar o antivírus por completo do PC

Com a quantidade de programas de proteção oferecidos na internet, é bem comum depois de algum tempo você sentir vontade de testar outros antivírus em seu computador. O problema é que, mesmo utilizando o sistema de desinstalação que a própria ferramenta oferece, alguns arquivos sempre acabam ficando no disco rígido, ocupando o espaço que poderia estar sendo utilizado para armazenar outros documentos.

Por sorte, existem alguns programas que fazem a desinstalação completa dos antivírus. A tarefa desses aplicativos é vasculhar o computador em busca de qualquer arquivo remanescente do programa de proteção e eliminá-los completamente da máquina.

No caso do Avast, a ferramenta em questão é o Alwil Software Uninstall Utility, e o Tecmundo preparou este rápido tutorial para ensinar você a utilizar o aplicativo. Abaixo você confere todos os passos necessários para remover o antivírus por completo do seu PC.

Você vai precisar de...

  • Alwil Software Uninstall Utility em seu computador.

Baixar Alwil Software Uninstall Utility

Não é necessário instalar o aplicativo para que ele funcione. Depois que o download for finalizado, basta clicar duas vezes sobre o executável baixado e aguardar até que as configurações sejam carregadas.

Como o Alwil Software Uninstall Utility mexe com arquivos do sistema, executá-lo em modo de segurança pode ser uma boa prática, pois garante o acesso aos diretórios do Windows. O aplicativo exibe uma mensagem perguntando se você deseja reiniciar a máquina e iniciá-la no modo seguro. Pressione o botão “Sim” caso queira a reinicialização da máquina. Caso contrário, é só clicar em “Não” e prosseguir com o uso da ferramenta.

Como fazer

1) Na tela principal do aplicativo, localize o campo “Select product to uninstall” e selecione a versão do Avast que você possui no computador e deseja remover.

2) Feito isso, clique sobre o botão “...”, presente logo acima do item “Uninstall progress” e escolha o diretório no qual o antivírus está instalado.

3) Agora, é só pressionar a opção “Uninstall”, que pode ser vista na parte mais à direita da janela, e aguardar até que o processo seja finalizado.

4) Você pode acompanhar a evolução da tarefa na área “Uninstall progress”.

Depois que a remoção do antivírus for finalizada, é possível que você precise reiniciar o computador para que algumas modificações no boot do sistema sejam aplicadas e os arquivos possam ser removidos.

Como você pode perceber, não há segredo algum no uso do Alwil Software Uninstall Utility. É uma forma bem rápida de se livrar de todos os arquivos do Avast e poder instalar outro antivírus sem problema.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.