Android: como ler histórias em quadrinhos no formato CBR

2 min de leitura
Imagem de: Android: como ler histórias em quadrinhos no formato CBR

(Fonte da imagem: Reprodução/Marvel)

Para os fãs de publicações digitais, o CBR é para as histórias em quadrinhos o que o ePub é para os livros tradicionais: um  dos formatos mais populares e aceitos na comunidade em geral para a leitura de gibis digitalizados.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Um arquivo CBR (sigla para Comic Book Reader) é basicamente uma série de imagens compactadas e programadas para serem exibidas na ordem correta, permitindo a leitura de páginas escaneadas de uma forma muito mais natural e com uma experiência semelhante à de folhear papel impresso.

Enquanto no PC há diversos programas para a leitura desse tipo de arquivo, ler suas HQs prediletas no tablet ou no smartphone Android é uma tarefa um pouco mais difícil. Contudo, ainda assim é possível encontrar excelentes apps para abrir os comics em CBR e se divertir onde quer que você esteja.

Uma das melhores alternativas é o A Comic Viewer, aplicativo gratuito que roda em qualquer aparelho equipado com Android 1.6 ou superior. Além de ser totalmente gratuito, o utilitário possui uma interface descomplicada e é extremamente fácil de usar. Confira abaixo um pequeno tutorial de como utilizá-lo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Robot Media)

Primeiros passos

A primeira coisa a se fazer é, obviamente, instalar o A Comic Viewer em seu aparelho – seja ele um smartphone ou tablet. Clique no botão abaixo para fazer o download.

Baixar A Comic Viewer

O próximo passo é procurar comics em formatos aceitos pelo aplicativo – além de CBR, o programa também lê CBZ, ACV, JPEG, PNG, BMP e outros arquivos tradicionais de imagem. Não é incomum achar inclusive editoras que distribuam obras nessas extensões, assim como grupos de compartilhamento e fóruns de tradução que disponibilizam volumes gratuitamente.

O mais aconselhável é criar uma pasta específica em seu cartão de memória para armazenar suas HQs e mantê-las sempre organizadas. Depois disso, inicie o A Comic Viewer e clique no pequeno ícone de pasta (localizado no canto superior direito da interface) para navegar entre os arquivos do seu cartão de memória e abrir o documento que você desejar.

Lendo seus HQs

Para navegar entre as páginas, basta tocar nos círculos semitransparentes localizados na área inferior da tela. Você também pode aplicar zoom usando o tradicional gesto de pinça (pinch to zoom).

Um dos recursos mais interessantes do A Comic Viewer é a possibilidade de escolher a ordem de leitura das páginas: da esquerda para a direita ou vice-versa. Isso é algo extremamente importante para quem gosta de ler mangás, os famosos quadrinhos japoneses, que são apreciados no sentido contrário às HQs comuns. Para acessar essa configuração, basta fazer um movimento de swipe (arrastar o dedo) de baixo para cima da tela, revelando o menu de personalização.

Outros leitores

Caso você não tenha gostado do A Comic Viewer por quaisquer motivos, existem outras opções que certamente serão de seu agrado. Outra excelente alternativa para a leitura de arquivos CBR é o Perfect Viewer, que também é completamente gratuito e roda em qualquer aparelho com Android 1.6 ou superior. Entre seus diferenciais, destaca-se a possibilidade de aplicar filtros de luminosidade e cor nos gibis, permitindo uma leitura mais confortável e personalizada.

Por último, vale citar também o Moon+ Reader, que embora seja focado em ebooks tradicionais, também suporta a leitura de documentos CBR, CBZ, RAR e ZIP. O app em sua versão gratuita já possui uma infinidade de funções bacanas – anotações, realce de texto, temas, configurações detalhadas dos gestos de navegação etc. –, mas, caso você se interesse, é possível adquirir a sofisticada versão Pro (que está atualmente em promoção na Google Play, saindo por R$ 4,80).

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.