Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

Veja como compartilhar imagens em movimento com as pessoas que seguem a sua página.
  • Visualizações148.739 visualizações
Por Elaine Martins em 6 de Fevereiro de 2013

A falta de suporte a GIFs animados é uma das principais reclamações das pessoas que utilizam o Facebook. Nos perfis normais, as imagens com movimento ficam estáticas e acabam perdendo toda a graça.

Porém, quem gerencia uma página no Facebook (da sua empresa, por exemplo) consegue adicionar GIFs animados em um álbum e compartilhá-la com qualquer pessoa que acesse a URL na rede social. O procedimento é um pouco trabalhoso, mas o resultado vale a pena. Abaixo você confere todas as etapas para colocar um GIF animado em sua página da rede social de Zuckerberg.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

Pré-requisitos

  • Ter uma página no Facebook (não é o perfil pessoal);
  • Armazenar o GIF animado no disco rígido do seu computador.

Como fazer

1) Depois que você salvou a imagem animada em sua máquina, acesse um serviço de compartilhamento de arquivos e faça o upload da figura. Uma boa opção é o TinyPic, pois ele suporta arquivos GIF sem problemas.

2) Ao final do processo, copie o código HTML fornecido para o compartilhamento da imagem enviada.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

3) Agora, na tela do Facebook, digite “static HTML” no campo de busca.

4) Na lista de resultados que aparecer, clique sobre a opção “Static HTML: iframe tabs”.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

5) O próximo passo consiste na instalação do app no seu Facebook. Para isso, pressione o botão “Add Static HTML to a Page”.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

6) Caso você tenha mais de uma página ligada ao seu perfil, será preciso escolher aquela na qual você deseja adicionar as imagens animadas.

7) Feito isso, acesse o seu perfil do Facebook e, na coluna mais à esquerda, localize o item “PAGES”.

8) Clique sobre a página selecionada no passo 6 e aguarde até que as informações sejam mostradas na tela.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

9) A janela de configurações da sua página será exibida. Logo abaixo da imagem de capa, em que são mostradas as fotos e o número de curtidas, é possível visualizar uma opção chamada “Welcome”, identificada com o ícone de uma estrela. Clique sobre ela para acessar as funcionalidades do Static HTML: iframe tabs.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

10) Na lista de apps que aparecer na tela, selecione “HTML”.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

11) Um editor de código será mostrado. Apague todo o conteúdo de exemplo exibido e cole o código HTML fornecido após o upload da imagem, no passo 2.

12) Pronto! Agora é só clicar em “save & publish” e acessar a sua página para confirmar se o arquivo foi enviado e está aparecendo corretamente no item “Welcome” da sua página.

Como colocar GIFs animados em páginas do Facebook

Mais personalizações

Normalmente, os códigos fornecidos pelos compartilhadores de arquivos possuem links para a página do serviço e alguns textos indesejados. Você pode personalizar o conteúdo para que, ao clicar sobre o GIF, por exemplo, a pessoa visualize o seu perfil no Facebook.

Por padrão, boa parte dos serviços fornecem códigos como o apresentado abaixo.

SEU TEXTO AQUI

A primeira tag apresentada é o link para a página do serviço. Para fazer com que o clique sobre a imagem leve a pessoa até um site de sua preferência, é só substituir a URL presente depois de “href=” pelo endereço desejado.

A URL presente em “Como colocar GIFs animados em páginas do Facebooknão pode ser removida, pois é ela quem, de fato, carrega a imagem. Porém, o conteúdo de “alt=” pode ser editado. Nele, você pode colocar a frase que deve aparecer quando o cursor do mouse ficar alguns segundos sobre a figura. Caso não queira colocar nada, basta remover o “alt=SEU TEXTO AQUI” sem medo.

http://www.baixaki.com.br" target="_blank"><span style=Acesse o baixaki!">



Viu algum erro ou gostaria de adicionar uma sugestão para atualizarmos esta matéria?
Colabore com o autor clicando aqui!