Como usar o Near do PlayStation Vita

2 min de leitura
Imagem de: Como usar o Near do PlayStation Vita

Você sabe o que é o Near? Em uma explicação simples, esta ferramenta é uma plataforma social exclusiva do PlayStation Vita. Dessa maneira, você pode entrar em contato com todas as pessoas que usam este console e de várias formas diferentes, o que torna os seus jogos mais interativos.

Como você já deve ter imaginado, é necessário usar a conexão WiFi do seu aparelho. Com isso, ele vai poder mapear a sua localização, achar os jogadores que estiverem próximos, mostrar itens que foram deixados por outras pessoas e também acessar a avaliação de diversos games.

Ativando o Near

Para começar a utilizar o Near, é necessário que você tenha uma conta ativa na Sony Entertainment Network. Com isso feito, basta ligar o seu console e tocar no ícone da ferramenta, como mostra a imagem abaixo.

Para que o Near funcione de maneira eficiente, você precisa atualizar os seus dados geográficos, o que é feito tocando no símbolo que fica no canto superior direito da sua tela — isso é útil principalmente quando você muda de localização, como quando vai do escritório para casa.

Em seguida, o Near vai identificar todos os jogadores próximos e conferir se há itens (também chamados de produtos) e jogos disponíveis para a sua localização. Todas essas listagens são mostradas na área de trabalho da plataforma, na forma de notificações.

A voz dos jogadores

Quando o Near identificar todos os jogadores que estiverem nas redondezas, uma notificação vai ser emitida. Você pode tocar nela e conferir quem são as pessoas que estão ativas no momento e quais foram os títulos escolhidos.

Sempre que você tocar no ícone que representa um dos jogadores, uma lista com os games da pessoa vai aparecer. Com isso, é possível ver a avaliação que cada um deu para esse jogo, quantos adeptos ele tem e se este é um título emocionante — é lógico que você pode votar também, bastando escolher um emoticon que represente a sua opinião.

Encontre vários “presentes”!

Diversas versões de jogos para o PlayStation Vita contam com funções que só podem ser fechadas com o uso do Near — em outras ocasiões, a ferramenta deixa a sua tarefa bem mais fácil de ser cumprida.

Por conta disso, é possível deixar itens em locais determinados, como a sua casa por exemplo. Com isso feito, alguém que está perto de você pode usá-los ou trocá-los por alguma coisa que você precisa. Para isso, você simplesmente deve tocar nas notificações sobre produtos encontrados e entrar em contato com a pessoa que o deixou.

Atenção!

Por mais que você tenha comprado a versão do Vita com suporte para conexão 3G, esse recurso não vai funcionar. Acontece que o aparelho não reconhece a frequência usada no Brasil, de modo que somente o WiFi vai poder ser utilizado — fato que pode prejudicar um pouco a dinâmica do Near.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.