Como recarregar automaticamente abas de qualquer navegador

2 min de leitura
Imagem de: Como recarregar automaticamente abas de qualquer navegador

(Fonte da imagem: Reprodução/Onbile)

Alguns sites possuem scripts dentro de si próprios que forçam o navegador a atualizar aquela aba em específico de forma completamente autônoma. Este é o caso, por exemplo, de redes sociais como Facebook e Twitter, que mostram novos conteúdos postados sem a necessidade de dar um refresh manual.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, nem todas as páginas possuem essa funcionalidade tão interessante. Se você quiser ficar atento às últimas novidades do Tecmundo, por exemplo, é preciso clicar no botão de atualização do seu browser para conferir os novos conteúdos.

Com as dicas abaixo, você aprenderá formas fáceis de habilitar a atualização automática de qualquer site em qualquer um dos cinco navegadores mais famosos da atualidade: Google Chrome, Mozilla Firefox, Internet Explorer, Safari e Opera.

No Google Chrome

Caso você utilize o Google Chrome como seu browser principal, o mais recomendado é baixar a extensão Auto-Reload. Trata-se de um aplicativo leve e simples, que integra-se ao navegador e adiciona uma opção homônima no seu menu de contexto.

Basta abrir a página que você deseja que seja recarregada automaticamente, clicar em qualquer lugar da tela com o botão direito do mouse, localizar a opção “Auto-Reload” no menu que se abre e optar por uma das duas alternativas que o complemento oferece: “Randomize” (para recarregar o site em intervalos randômicos) ou “Timeout” (para definir intervalos exatos, como 3 segundos, 10 segundos, 20 segundos etc.).

No Mozilla Firefox

Já para a Raposa de Fogo, o ideal é utilizar o complemento ReloadEvery, que funciona de maneira bastante semelhante ao Auto-Reload. Instale-o, abra qualquer página que desejar, clique com o botão direito do mouse e localize a nova opção “Atualizar em...”. Defina de quanto em quanto tempo aquela aba deve ser recarregada (é possível optar por algum período já existente ou criar o seu próprio, além de definir intervalos randômicos).

No Internet Explorer

Infelizmente, não há muitas opções de plugins disponíveis para o bom e velho browser da Microsoft, mas o Auto Refresher for IE é com certeza a melhor opção. Diferente das outras extensões citadas até aqui, esta não cria uma opção no menu de contexto do navegador, e sim uma barra na parte superior da tela.

Ao clicar nesta barra, você habilita a atualização automática de qualquer página que você abrir em intervalos de tempo que variam entre 10 segundos a 10 minutos. Embora seja possível customizar o app e inserir seus próprios períodos entre um refresh e outro, não há opções para recargas aleatórias.

No Safari

O Auto Refresh é a melhor opção para os amantes do navegador da Apple. O aplicativo cria uma barra na área superior da tela, na qual você pode digitar o intervalo de tempo (em segundos) entre cada atualização automática. Caso queira desativar a função temporariamente, basta clicar em “Stop”. É possível configurá-la até mesmo para recargas a cada um segundo!

Ampliar

No Opera

Por último, mas não menos importante: o Opera se destaca dos demais navegadores por oferecer uma função nativa de recargas automáticas. Simplesmente clique com o botão direito do mouse em qualquer área de qualquer site e localize a opção “Atualizar a cada...”. Escolha um intervalo de tempo (ou crie um, clicando em “Personalizado”) e pronto.

.....

Vale lembrar que existem diversas outras extensões para todos os navegadores citados que têm como função principal recarregar suas abas automaticamente. Basta dar uma rápida pesquisada para encontrar outras opções – e baixar aquela que mais agrada a você.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Fontes

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.