Como remover objetos indesejados em suas fotos

2 min de leitura
Imagem de: Como remover objetos indesejados em suas fotos

(Fonte da imagem: Divulgação/TheInpaint)

É realmente difícil tirar uma fotografia perfeita. Além de se atentar a todos os pormenores – luz, balanço de branco, enquadramento e até mesmo abertura do diafragma e velocidade do obturador, caso esteja utilizando uma câmera manual –, não é incomum que você acabe tendo que se preocupar para que objetos ou pessoas indesejadas não acabem saindo na foto.

Felizmente, com os avanços tecnológicos há métodos fáceis para retirar aqueles cidadãos enxeridos que insistem em aparecer atrás dos retratos de seus amigos — e não estamos falando de softwares profissionais de edição de imagem como Adobe Photoshop ou Corel PaintShop.

O software da vez é o WebInpaint, um serviço online gratuito e extremamente fácil de usar, que permite ao utilizador retirar partes indesejadas de qualquer arquivo de imagem usando poucos cliques do mouse – e o resultado é surpreendente. Confira o passo a passo.

Retirando objetos indesejados com o WebInpaint

O WebInpaint é um aplicativo online, ou seja, não é preciso baixar e tampouco instalar nada. Clique no botão abaixo para acessar o site do serviço:

Baixar WebInpaint

Como é possível ver logo de cara, o app é extremamente simples. Sua interface consiste em um menu horizontal com apenas oito botões:

  • Load image: carrega uma imagem do seu computador;
  • Save image: salva a imagem editada para o seu computador;
  • Inpaint: retira as partes indesejadas marcadas com a caneta;
  • Clear selection: limpa as marcações da caneta;
  • Marker size: define o tamanho da caneta;
  • Zoom In, Normal View e Zoom Out: ferramentas para aumentar, diminuir e normalizar o zoom.

Basicamente, tudo o que você precisa fazer para retirar objetos de sua fotografia é pintar a área desejada com a caneta de seleção. Para fazer isso, basta definir um tamanho para tal caneta (usando o botão "Marker size"), clicar e arrastar o mouse pela imagem, como se estivesse desenhando. As áreas selecionadas ficarão em branco. Perceba que no exemplo abaixo deixamos o reflexo da mulher de forma proposital.

Quando terminar de selecionar as partes indesejadas, clique em Inpaint para que o software retire o objeto em questão. Pronto! Problema resolvido. Clique no botão "Save image" para salvar a fotografia editada para o seu computador.

Embora pareça um processo bastante rápido, é essencial tomar cuidado enquanto mexe com o WebInpaint. Para ter um resultado satisfatório, o ideal é reservar bastante tempo para selecionar cuidadosamente a área que será retirada, aplicando o máximo de zoom para pintar corretamente os mínimos detalhes.

Além disso, vale lembrar que o botão “Clear selection” apaga TODA a seleção que você tiver feito, e não somente a última pincelada, por exemplo. É impossível voltar apenas um passo atrás no WebInpaint, logo, todo cuidado é pouco para evitar selecionar partes erradas da imagem — ou então você precisará fazer tudo novamente.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.