Android: como acessar todo o conteúdo do celular pelo navegador do PC

3 min de leitura
Imagem de: Android: como acessar todo o conteúdo do celular pelo navegador do PC

Aprenda a utilizar aplicativos gratuitos para gerenciar arquivos de seu smartphone através do seu navegador (Fonte da imagem: Divulgação/SmarterDroid)

Não é difícil encontrar quem já tenha passado por maus momentos por causa do cabo USB de seu próprio smartphone. Há aqueles que simplesmente perdem o acessório, assim como há aqueles que não tomam os devidos cuidados e acabam quebrando-o. Nessas horas, surge o desespero de não poder transferir arquivos do PC para o aparelho e vice-versa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O que poucos sabem é que existem aplicativos gratuitos que possibilitam o gerenciamento e a transferência de arquivos entre um PC e smartphone de forma remota, sem a necessidade de cabos, utilizando somente uma conexão wireless. Invariavelmente, esses programas permitem que o utilizador acesse os seus arquivos pessoais através de qualquer navegador – Google Chrome, Internet Explorer ou Mozilla Firefox, por exemplo –, em interfaces próprias, simples e intuitivas.

Confira dois exemplos de aplicativos do gênero e como utilizá-los para acessar o conteúdo de seu smartphone sem necessidade de acessórios adicionais.

WiFi File Transfer

Baixar WiFi File Transfer

Disponível exclusivamente para o sistema operacional Android (2.1 ou superior), o WiFi File Transfer é certamente a melhor alternativa para donos de aparelhos que rodem o SO da Google e que desejam declarar independência aos cabos USB.

Após instalá-lo e abri-lo, clique no ícone “Settings” para configurar melhor o aplicativo. O mais recomendado é definir uma nova senha de acesso (no campo “Acess Password”), para que não haja riscos de que alguém que utilize a mesma conexão wireless que você consiga entrar em seu smartphone. Em seguida, basta voltar para a tela inicial do app e clicar no botão “Start”. O WiFi File Transfer irá criar um endereço (URL) personalizado.

Abra seu navegador, digite o endereço informado e insira sua senha quando requisitado. Pronto, você verá a interface do gerenciador de arquivos do WiFi File Transfer e já pode começar a navegar pelas pastas e documentos do seu celular.

Perceba que a interface do serviço é dividida em duas abas: na primeira, “File Browser”, você navega entre os arquivos na forma de lista, de forma semelhante ao que acontece nos gerenciadores tradicionais do Android. Você pode visualizar, apagar, renomear, mover e até mesmo compactar seus documentos livremente.

Para fazer a transferência de novos arquivos, basta clicar em “Select Files” para selecioná-los de seu computador. Logo acima, no campo “Device Status”, você confere dados básicos sobre seu celular (modelo, espaço de armazenamento livre, nível de bateria e SSID do Wi-Fi no qual ele está hospedado).

Já na aba “Media Gallery” você navega entre seus arquivos de mídia no formato de galeria, podendo visualizar melhor suas fotos e seus vídeos ou até mesmo reproduzindo seus arquivos de áudio.

Na versão gratuita, o WiFi File Transfer possui o empecilho de transferir arquivos de no máximo 4 MB por vez. Caso queira desativar essa limitação, será preciso comprar a versão Pro, que atualmente está custando R$ 2,70.

DroidXplorer

Baixar DroidXPlorer

Mais simplório e com menos funções do que o WiFi File Transfer, o DroidXplorer é outra alternativa para os usuários do Android 2.2 ou superior. Ele funciona de maneira bastante semelhante ao aplicativo anterior: você simplesmente clica no botão “Active” e ele informa uma URL que você deverá acessar para ter total controle de seu dispositivo móvel. Caso queira, também poderá definir uma senha no menu de configurações, clicando no ícone localizado no canto superior direito  da interface.

 

A interface do DroidXplorer é ainda mais minimalista e objetiva do que a do WiFi File Transfer: há apenas um menu superior pelo qual você seleciona o tipo de arquivo que você deseja visualizar.

“Device” refere-se aos documentos guardados na memória interna do smartphone, enquanto “SD” exibe os armazenados no cartão de memória. “Data”, “Pictures”, “Video” e “Music” mostram respectivamente dados diversos, imagens, vídeos e arquivos de áudio.

Um recurso que merece destaque no DroidXplorer é a possibilidade de enviar um arquivo ZIP para que o serviço descompacte-o automaticamente durante o upload, salvando os arquivos armazenados dentro dele na pasta de seu smartphone que você mesmo especificar. E o melhor de tudo: o aplicativo é completamente gratuito e não possui quaisquer tipos de limitação.

.....

Depois destas dicas, você não vai ter mais desculpas para ainda utilizar seus velhos e embaralhados cabos USB, não é mesmo?

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.