Google Chrome: como desativar o histórico de um site específico

1 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: como desativar o histórico de um site específico

Desabilitando o histórico de sites específicos (Fonte da imagem: iStock)

Embora o Google Chrome possua um modo de navegação anônimo bem eficiente, nem sempre você quer excluir (ou não armazenar) todo o histórico do browser. Isso ocorre pelo fato de muitas vezes ser útil manter algumas referências para o uso futuro. Assim, o ideal seria que fosse possível desativar o log de acesso de algumas páginas específicas.

Se você gostou da ideia e utiliza o navegador Google Chrome, há como fazê-lo utilizando uma extensão chamada History Site Blocker. Para obter maiores detalhes, basta acompanhar o tutorial abaixo.

Pré-requisitos:

Baixar History Site Blocker

Mãos à obra!

O History Site Blocker pode oferecer uma alternativa bem interessante para quem gostaria de manter o histórico do navegador parcialmente armazenado. Assim, é possível manter certo grau de privacidade, mas sem precisar necessariamente estar com o log de acesso do browser completamente vazio.

Após instalar o complemento, é necessário configurá-lo. Para isso, clique no botão de configurações do Chrome (com o formato de três barras), escolha a alternativa “Ferramentas” e entre em “Extensões”.

Abrindo as opções de extensão no Chrome (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Em seguida, localize o History Site Blocker e clique em “Opções”.

Abrindo as opções do complemento (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Veja que uma nova janela é aberta, contendo um campo na tela. Ali, você deve adicionar todos os sites para os quais não quer manter o histórico, separando os endereços com uma vírgula. Quando todas as URLs estiverem corretamente incluídas, basta clicar em “Save” para armazenar as suas alterações.

Adicionando as páginas para desabilitar o histórico (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! A partir de agora, o histórico para esses sites não será armazenado pelo navegador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.