5 formas legais de colocar marca-dágua em suas fotos

3 min de leitura
Imagem de: 5 formas legais de colocar marca-dágua em suas fotos

Um dos problemas para quem cria montagens ou tira belas fotos e as posta na internet é manter a autoria das imagens. Na rede, é muito comum ver uma foto criada por alguém sendo atribuída à outra pessoa. Para evitar esse tipo de transtorno, fotógrafos optam por aplicar marcas-d’água em suas fotos, evitando que alguém possa roubar as suas fotos.

Só que muita gente que gostaria de fazer isso não sabe como. Pensando nisso, resolvemos mostrar cinco alternativas, tanto online quanto offline, de serviços que aplicam marca-d’água em imagens.

1) Picasa

(Fonte da imagem: Reprodução/MakeUseOf)

O serviço de armazenamento de imagens do Google apresenta algumas funções no seu aplicativo que muitas pessoas não conhecem. Uma delas é exatamente a que queremos mostrar.

A possibilidade de incluir marca-d’água nas imagens está presente, sendo disponibilizada apenas a inclusão de texto. Caso você queira incluir um logotipo na foto, você terá que procurar outro serviço. Para baixar o aplicativo do Picasa, clique no botão abaixo.

2) WaterMark.ws

(Fonte da imagem: Reprodução/Watermark.ws)

O WaterMark.ws é um site em que você pode incluir marcas-d’água de texto ou imagem. A vantagem do serviço é que você não precisa baixar nenhum tipo de programa. Basta você enviar a sua foto para o serviço, configurar o tipo de marca e salvar.

Outra vantagem é que você pode personalizar pontos como o ângulo da imagem, assim como alterar a fonte, tamanho e cor de texto. Para acessar o serviço, clique aqui.

3) TSR Watermark Image

(Fonte da imagem: Reprodução/TSR Watermark)

Apesar de não ser o programa mais bonito que você vai usar para aplicar marcas-d’água, o TSR Watermark Image deve surpreender pela sua facilidade de uso e eficiência ao que se propõe. É possível incluir texto, uma imagem ou efeito, sendo que todos são completamente personalizáveis.

Clique aqui para poder baixar o TSR Watermark Image.

4) My Watermark

(Fonte da imagem: Reprodução/My Watermark)

O My Watermark, assim como acontece com o Picasa, é um aplicativo que inclui marca-d’água em forma de texto na sua imagem. Com ele, é possível escolher a fonte, tamanho, cor e nível da transparência usada nas letras da sua marca.

Para poder baixar o programa, clique aqui.

5) PicMarkr

(Fonte da imagem: Reprodução/Picmarkr)

A última sugestão para a aplicação de marca-d’água nas suas imagens é o PicMarkr. Ele é um site que pode incluir texto, imagem em alguma parte da imagem, ou aplicar a marca-d’água em diversas partes da foto. Com um layout parecido com o do Flickr, o serviço permite o envio da imagem marcada para o Flickr, Facebook, Picasa ou que você faça o download para o seu computador.

Para visitar o site, clique aqui.

As vantagens e desvantagens de programas online e offline

Três dos serviços indicados aqui são offline, enquanto os outros dois não funcionam sem estarem ligados na rede. Existem prós e contras para o uso de cada serviço. Você deverá pesar cada um deles para saber qual se encaixa melhor às suas necessidades.

Os serviços online têm como vantagem o fato de você não precisar instalar absolutamente nada na sua máquina, além da possibilidade de enviar o resultado do seu projeto para redes sociais, como Facebook.

Por outro lado, o fato de você precisar estar sempre conectado à internet pode ser um problema para algumas pessoas. Outro elemento que prejudica é o fato de existirem limitações em relação ao tamanho dos arquivos que são enviados.

Já os programas offline tem como vantagem a funcionalidade sem precisar de uma conexão ativa. Geralmente, programas instalados no computador trazem mais funções do que suas contrapartes online, e os aplicativos para criar marca d’água não são exceção. Outra vantagem é a de que você pode usar arquivos de diversos tamanhos, sem limitações.

Vale lembrar que ainda existem muito mais programas e serviços online para você marcar suas imagens. Você pode conhecer alguns deles clicando aqui e acessando o Baixaki.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.