Instagram: como sair da rede social levando todas as suas fotografias

3 min de leitura
Imagem de: Instagram: como sair da rede social levando todas as suas fotografias

Aprenda a excluir sua conta permanentemente e ficar fora dos novos termos de uso (Fonte da imagem: Divulgação/Instagram)

Assim como noticiado recentemente aqui no Tecmundo, as novas políticas de privacidade e termos de uso divulgados hoje (18) pelo Instagram revelam que a rede social poderá, a partir do dia 16 de janeiro de 2013, compartilhar dados de seus usuários com outras companhias parceiras (referidas no documento como “Afiliados”), incluindo informações pessoais, especificações sobre seus aparelhos, cookies e até mesmo as suas fotos.

Ainda conforme o Instagram, esses parceiros – nos quais, obviamente, está incluído o Facebook – poderão utilizar livremente esses dados para aprimorar seus serviços entendendo melhor o usuário final: isso quer dizer basicamente que sofreremos ainda mais com publicidade personalizada na rede de Mark Zuckerberg.

Mas o ponto principal da nova política de privacidade é o fato de que o Instagram e o Facebook passam a ter direitos de venda sobre suas fotografias publicadas, podendo comercializá-las livremente ou utilizá-las também para fins publicitários, sem precisar dar a você nenhuma porcentagem do lucro obtido com isso.

Instagram e Facebook passam a ter o direito de compartilhar dados dos usuários (Fonte da imagem: Reprodução/Instagram|Facebook)

Dessa forma, a rede social pode facilmente se transformar em um depósito de fotografias como o iStock, fazendo o que bem entender com as imagens sem dar quaisquer satisfações aos seus usuários. Sabe aquela foto engraçada que você tirou junto com seus amigos? Ela pode ser comprada por alguma agência e ser utilizada em algum banner qualquer por aí. Vale lembrar que o próprio Facebook já havia afirmado que usaria o Instagram para ganhar dinheiro.

Contudo, não há motivos para entrar em desespero. Lembrando que as novas políticas só passarão a ser válidas a partir de 16 de janeiro do ano que vem, ainda dá tempo de recuperar todas as suas preciosas imagens publicadas no Instagram e deletar seu perfil de uma vez por todas, impedindo que qualquer informação sua seja compartilhada com algum “Afiliado”. Veja como é fácil fazer isso utilizando as dicas que ensinaremos abaixo.

Recuperando suas fotos

Está tudo bem caso você tenha postado no Instagram aquelas fotos que você deletou do seu cartão de memória ou disco rígido: afinal, você certamente achava que elas poderiam ficar na rede social eternamente, seguras e protegidas. Felizmente, há alguns serviços externos que permitem ao utilizador extrair todas as suas imagens publicadas no aplicativo de forma rápida, simples e totalmente gratuita.

O melhor serviço desse tipo é o Instaport (que inclusive está atualmente com um aviso em sua página inicial comentando sobre possíveis erros ocasionados pelo alto tráfego que eles estão tendo nas últimas horas). Basta entrar no site, clicar no botão “Sign In with Instagram”, fazer login com suas credenciais da rede social e autorizar o aplicativo na página seguinte.

Você pode baixar seus arquivos em um documento .ZIP ou compartilhá-los em outras redes sociais, como Flickr ou Facebook (coisa que não ajudará você em nada, já que é exatamente de Zuckerberg que você está fugindo). Também é possível fazer configurações avançadas como escolher quais fotos serão extraídas e quais não, utilizando filtros como datas, tags etc.

Assim como já citado, o Instaport está passando por algumas instabilidades devido ao alto número de visitas; logo, é natural que você fique impossibilitado de acessar o site ou usufruir de seus recursos em certos momentos (enfrentando o temido "Erro 502: Bad Gateway"). Apenas atualize a página e eventualmente você conseguirá entrar.

Alternativa: InstagramDownloader

Caso você definitivamente não esteja conseguindo utilizar o Instaport, há uma alternativa também gratuita chamada InstagramDownloader. Basta instalar o software, executá-lo e inserir o nome de sua conta no Instagram para que ele baixe todas as suas imagens para o seu computador. Clique no botão abaixo para fazer o download do programa.

Baixar Instagram Downloader

Adeus, Instagram!

Agora, caso você esteja realmente certo de que não quer mais a sua conta do Instagram, chegou a hora de apagá-la de uma vez por todas, de forma que ninguém possa utilizar suas informações indevidamente. Não é necessário nem ao menos tocar em seu smartphone para fazer isso: apenas clique aqui para entrar na página da própria rede social destinada a usuários que querem dar um fim em seus perfis.

Será preciso especificar alguma razão para estar abandonando o serviço e reinserir a sua senha. Pronto! Conta permanentemente deletada e sem qualquer possibilidade de recuperação. E se você sentir falta de compartilhar suas fotografias com amigos de todas as partes do mundo, não se preocupe: fique ligado no Tecmundo que em breve publicaremos uma série de alternativas à rede social que podem ser adotadas pelos usuários que estão abandonando o Instagram.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.