Wikipédia: como criar e-books com textos da enciclopédia online

2 min de leitura
Imagem de: Wikipédia: como criar e-books com textos da enciclopédia online

Todos estão agitados, e a sala de aula está completamente cheia. Logo o professor se levanta e, de pé em frente à turma, diz: “Pessoas, lembrem-se de que o site Wikipédia não é fonte!”. Você já deve ter ouvido frases parecidas na escola, na faculdade ou até mesmo no trabalho. Mas poucas pessoas conseguem jurar de pés juntos que nunca deram nem mesmo uma olhadinha rápida na maior enciclopédia online do mundo.

Sabendo dessa realidade – e sem nenhum tipo de preconceito relacionado à consulta acessória por vezes feita ao site –, o Tecmundo decidiu elaborar um guia prático sobre como criar um e-book com os textos hospedados na Wikipédia. Você poderá montar, de um jeito rápido e fácil, um resumão sobre História da Arte, sobre Engenharia da Computação ou, sabe-se lá, sobre Minerais.

Acompanhe este passo a passo e crie em pouco tempo um apanhado geral sobre os assuntos que mais lhe interessam!

Passo 1. Abra a Wikipédia e clique em Imprimir/Exportar > Criar um livro

Vá até a página inicial da Wikipédia e, depois de uma batida rápida de olho no canto esquerdo da página, clique em Imprimir/Exportar > Criar um livro.

 

Passo 2. Selecione a opção “Iniciar o criador de livros”

Em seguida, um botão verde vai aparecer na sua tela. Siga em frente, clique em “Iniciar o criador de livros” e escolha os textos que lhe apetecem.

Passo 3. Comece a compor o seu livro

Agora, você é o responsável pela pesquisa. Navegue pela enciclopédia online e selecione os assuntos que mais lhe interessam. Fique atento, no entanto, às referências dos artigos (localizadas sempre no rodapé das páginas); certifique-se de que as fontes usadas pelo autor realmente existem.

Clique em “Adicionar esta página ao seu livro” e construa assim eu e-book. É possível também adicionar a página guardada pelos hiperlinks ao seu livro com o simples passar do mouse sobre a palavra. A opção “Adicionar ao livro a página wiki ligada” vai aparecer; clique nela e prossiga com a sua coletânea.

Passo 4. Finalize seu livro clicando em “Mostrar livro”

Depois de finalizada a pesquisa, clique em “Mostrar livro” na parte superior da página. Na tela seguinte, dê um título e um subtítulo ao seu apanhado de textos.

Passo 5. Salve o livro para o seu computador

Vá com calma nesta etapa, pois aqui é preciso um pouco mais de atenção. É fácil salvar o livro para o seu computador, mas um descuido qualquer pode comprometer o processo todo.

5.1. Escolha o formato de saída

No canto direito da página, e depois de já colocados título e subtítulo no seu livro, escolha uma das quatro opções de saída do arquivo:

1. e-book (PDF),
 2. word processor (OpenDocument),
 2. Kiwix (OpenZIM) ou
 4. e-book (EPUB).

Por ser o mais comum e por admitir compatibilidade ampla com diversos leitores de arquivos de textos e sistemas operacionais, escolhemos o primeiro formato — e-book (PDF). Clique em “Descarregar” e espere que o site carregue e finalize o seu arquivo.

Passo 6. Transfira o livro para o seu computador

Finalmente, a última etapa: depois de “concluída a composição do ficheiro”, clique em “Transfira o ficheiro”; essa opção vai abrir o livro em uma nova página.

Use o seu navegador para salvar o arquivo no seu computador (no nosso caso, usamos o Google Chrome e salvamos o livro em PDF) e pronto! Seu resumão foi feito em minutos!

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.