Como fazer para ligar e desligar o computador na hora que você quiser

1 min de leitura
Imagem de: Como fazer para ligar e desligar o computador na hora que você quiser

A maioria das pessoas tem o costume de navegar pela internet antes de dormir ou enquanto está deitado. Um dos problemas dessa “mania” é o fato de que a pessoa pode adormecer e deixar o computador ligado durante horas, o que resulta em um grande gasto de bateria e no consumo excessivo de energia — caso a máquina esteja conectada na tomada, é claro.

Para resolver esse problema simples, há diversos programas que controlam o funcionamento do seu computador. Eles podem ser usados para ligar ou desligar o seu PC na hora que for melhor para você. Dessa maneira, você não precisa se preocupar com o tempo de funcionamento da sua máquina.

Pré-requisito

O programa usado neste tutorial é o SmartPower. Para baixá-lo pelo Baixaki, você precisa apenas clicar no botão abaixo.

Baixar SmartPower

Mostrando quem manda nesse PC!

Assim que o download terminar e você abrir o programa, clique na divisão intitulada como “Schedules” — e marque a opção “Stay on (and wake-up) according to a schedule” como válida.

Em seguida, na área de trabalho do programa, há uma função pré-programada. Dê um clique duplo em cima dela e uma nova janela de trabalho vai aparecer, de forma que você possa definir o horário de funcionamento do seu PC, como mostra a imagem abaixo.

Você pode marcar quais os dias da semana em que essa programação vai funcionar e o horário em que o computador vai ser ligado (“Start”) e desligado (“End”). Com isso, o PC só vai funcionar durante o espaço de tempo escolhido, o que impede desperdício de energia, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.