Windows 8: como personalizar a Tela Inicial com papéis de parede e cores diferentes

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como personalizar a Tela Inicial com papéis de parede e cores diferentes

Mudando completamente a Tela Inicial (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

O Windows 8 trouxe uma série de mudanças, mas, sem dúvidas, a mais significativa foi a introdução da nova Tela Inicial para o SO. Ela funciona como um local para você adicionar aplicativos e serviços que são utilizados com bastante frequência, com o objetivo de agilizar o acesso e facilitar o uso desses programas.

Porém, ela possui um padrão (e esquema de cores) que nem sempre deixa todos satisfeitos. Por mais que você possa fazer algumas personalizações por meio do Painel de Controle, não é possível adicionar uma imagem de fundo ou trocar a cor padrão por uma personalizada. Se você também gostaria de poder mudar mais aspectos da interface, saiba que é possível, porém com o uso de um aplicativo.

Caso você queira deixar de lado o padrão da Microsoft da Tela Inicial, você pode fazê-lo com a ajuda de um programa chamado Stardock Decor8. Para saber como efetuar as alterações, basta acompanhar o tutorial abaixo. Antes de começar, vale apenas reforçar que o aplicativo é gratuito para testar e, se você gostar dos resultados, pode adquirir a versão completa dele.

Pré-requisitos:

Baixar Stardock Decor8

Mudando o padrão

Após instalar o aplicativo, você já percebe que ele possui uma interface nos moldes do Windows 8. Na lateral esquerda estão as alternativas contendo o que você pode alterar e, no lado direito, as opções disponíveis para cada uma delas. A primeira, “Background”, permite que você aplique uma imagem para o plano de fundo da Tela Inicial.

Nela, você pode selecionar uma das imagens oferecidas na tela ou escolher uma fotografia presente no seu computador por meio do botão “Select file”. Além disso, você pode selecionar como o plano de fundo escolhido deve ser exibido na tela (em tela cheia, melhor ajuste, fixo etc.) e definir o intervalo de tempo para que ele seja modificado.

Modificando o plano de fundo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A segunda alternativa, “Colours”, permite que você modifique as cores adotadas pelo sistema. Nela, há duas opções: “use a standart Windows colour scheme” e “custom colour scheme”. No primeiro modelo, o programa mantém as tonalidades arranjadas conforme o SO costuma organizá-las, sendo preciso apenas escolher a cor que você quer aplicar.

Utilizando um esquema de cores padrão (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso você opte pelo segundo modelo, pode selecionar cores diferentes para cada aspecto da tela, como aquela que deve ser aplicada aos Tiles, a do texto, plano de fundo etc.

Personalizando completamente as cores (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

A terceira alternativa, “Options”, possibilita modificar padrões do sistema para a Tela Inicial. Ali, você pode ajustar a quantidade de colunas de Tiles exibidas (por meio da barra de rolagem presente na interface do programa). Além disso, também há como alterar o comportamento do Scroll e como as cores são aplicadas na tela.

Alterando as opções do sistema para a Tela Inicial (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Por último, na quarta alternativa, “Lock Screen”, é possível modificar a imagem utilizada pela tela de login do Windows 8. Nela, você pode selecionar uma das imagens oferecidas na tela ou escolher uma fotografia presente no seu computador por meio do botão “Select file”.

Selecionando uma imagem para a tela de login (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Agora você já sabe como personalizar completamente a Tela Inicial do seu Windows 8. Vale apenas lembrar que o Decor8 ainda está em versão de desenvolvimento e testes (Beta) e pode nem sempre se comportar conforme o esperado.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.