8 jogos criados por empresas automobilísticas

6 min de leitura
Imagem de: 8 jogos criados por empresas automobilísticas

O que acontece quando o mundo do entretenimento eletrônico e as montadoras de carros se unem? Vários exemplos mostram que essa é uma ótima mistura, que resulta em games perfeitos para quem gosta de alta velocidade. Confira esta lista com oito jogos, dos mais diferentes estilos, que foram feitos pelas próprias fabricantes para divulgar a sua marca.

Ferrari Virtual Academy

Com três títulos nesta lista, a montadora italiana é a campeã dos games de velocidade envolvendo a sua marca. O Virtual Academy é um jogo no qual você compete com um carro de Formula 1 da Ferrari, em um campeonato que envolve jogadores do mundo inteiro.

Os seus resultados são analisados e comparados com os dos próprios pilotos da marca neste mesmo simulador. Os gráficos são projetados para dar ao jogador uma ideia bem próxima da realidade de como é dirigir um desses carros na vida real; as pistas são feitas em CAD com acabamento detalhado.

Um game da Ferrari no qual você compete em nível mundial com outros jogadores. (Fonte da imagem: Reprodução/Ferrari)

O jogo não tem um modo gratuito ou mesmo de teste, mas a boa notícia é que o preço dele não acompanha o valor dos carros da Ferrari: por aproximadamente 15 Euros você pode comprar uma licença permanente com direito a uma pista (e outras que podem ser desbloqueadas posteriormente).

Ferrari Challenge Trofeo Pirelli

Este game não é novo — ele foi lançado em 2008 —, porém ainda permanece como um ótimo projeto de entretenimento da marca. Disponível para várias plataformas (ele pode ser jogado no DS, PSP, Wii e PS2), o Ferrari Challenge é um game de corridas bastante detalhado, que leva aspectos como a física e as condições meteorológicas bem à sério.

A ideia é ser um game arcade no qual você corre com carros reais em pistas reais, ou quase isso. Os modelos virtuais dos veículos foram desenhados levando em conta todos os detalhes visuais e de desempenho dos carros reais e as pistas foram desenhadas com base em circuitos reais.

O visual é um dos diferenciais deste game da Ferrari. (Fonte da imagem: Reprodução/Ferrari)

Durante as provas, você precisa mostrar que entende de estratégia de corridas e parar nos boxes apenas quando for realmente necessário, perdendo o mínimo de tempo possível. O que não é muito realista, no entanto, é o sistema de danos do carro: quando você bate, ele até “enfeia”, mas isso não influencia de maneira prática no jogo.

Ferrari: The Race Experience

Este game para o PS3 e o Wii não conseguiu surpreender tanto quanto o anterior, porém ainda é considerado um ótimo jogo para quem ama a montadora italiana e também curte jogos de velocidade. Ele se parece com o Ferrari Challenge por trazer também vários modelos de carros desenhados com todos os detalhes dos originais e pistas de circuitos famosos.

Os gráficos são ótimos e o simulador tenta fornecer uma experiência bem real. (Fonte da imagem: Reprodução/Ferrari)

É possível personalizar o seu carro, se você não quiser o tradicional visual vermelho da Ferrari, e mais veículos são desbloqueados ao longo do jogo. O game, no entanto, peca um pouco ao não conseguir decidir se quer ser um simulador bem fiel à realidade e às leis da física ou um arcade de corrida normal.

Renault Truck Racing

Deixando os carros de corrida de lado um pouco, este game da Renault traz a velocidade e as pistas para que você participe da competição usando um caminhão. A experiência é bem diferente do que correr com um carro, já que o peso e a forma como esses dois tipos de veículos se movimentam são bem diferentes.

Competição com caminhões para divulgação da linha da Renault. (Fonte da imagem: Reprodução/Renault)

Por ser um jogo destinado à divulgação da linha de caminhões da Renault, ele pode ser considerado bem simples perto de outros games de corrida, mas vale a pena ser testado de qualquer maneira. Logo de cara já é possível observar que os controles do jogo não são muito fáceis de dominar; isso acontece, pois as leis da física são bem aplicadas e você vai precisar aprender a levar isso em conta na hora de correr.

Esse realmente não é um game “comercial”, já que possui apenas uma pista, porém o realismo da corrida e a qualidade visual dos veículos (afinal, o jogo foi feito exatamente para divulgar os caminhões da Renault) compensam essa falha, sendo possível se divertir por horas com esse jogo.

BMW M3 Challenge

Voltando para os carros de alta velocidade, este game permite que você teste um modelo que, na época do lançamento do game, era novidade para a BMW, o M3. Mesmo não sendo mais tão novo assim, este veículo ainda surpreende e pode proporcionar ótimos momentos de diversão nesse joguinho de corrida.

Se você sempre quis dirigir um BMW, essa é a chance! (Fonte da imagem: Reprodução/BMW)

O mais interessante nos games feitos pelas montadoras é que, por ser um modo de divulgação da marca e dos carros, eles geralmente possuem detalhes visuais muito bons, principalmente em relação aos próprios carros e à experiência de dirigi-los. Se você não teve ainda a chance de dirigir um M3, pelo menos virtualmente isso é possível.

Volvo Transporters

Um dos últimos game dessa lista não é exatamente um jogo de corrida e também não apresenta um visual tão realista assim. Isso por que o objetivo do Volvo Transporters não é ser um simulador para um veículo da marca e sim servir como exemplo de como os diferentes tipos de transportes podem interagir e mudar o mundo, cada um ao seu modo.

O jogo da Volvo tem um visual menos realista e uma pegada mais "educacional". (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

O game é bem simples e divertido de jogar: são vários tipos de veículos e cada um deles possui a sua função, a sua tarefa é conseguir ir o mais longe possível em vários ambientes, usando os diferentes transportes para apagar focos de incêndio, transportar passageiros, tirar o lixo ou a neve do caminho e muito mais. O foco é educativo, mas a diversão é garantida.

Mercedes-Benz Quartets

Para finalizar a lista, um jogo totalmente diferente: você não precisa correr ou testar os carros da Mercedes aqui, já que esse é um game de cartas. Para se divertir sozinho ou com os amigos, o Quartets é como se fosse um Supertrunfo, só que apenas com carros da marca alemã.

Um jogo de cartas para quem curte os carros da Mercedes-Benz (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

São modelos antigos e novos que devem duelar entre si em cinco categorias: ano de fabricação, cilindros, capacidade do motor, potência, velocidade máxima e tamanho. Você escolhe uma categoria e ganha quem tiver a carta com o melhor resultado; quem conseguir ficar com todas as cartas no final, ganha a partida.

Scania Truck Driving Simulator

O Scania Truck Driving Simulator, como o nome já indica, é um jogo em que você vai dirigir diversos modelos de caminhões. É necessário mostrar as suas habilidades em vários trajetos perigosos, como portos cheios de containers, estradas precárias e até mesmo locais alagados — contudo, você deve tirar a sua carteira de motorista antes de qualquer coisa.

O game foi desenvolvido pela SCS em parceria com a Scania — famosa montadora de caminhões — e lançado neste ano. Há cinco maneiras diferentes de jogar o título, com possibilidade de colocar a sua pontuação em um ranking online. Além disso, a física usada é um dos destaques do jogo, fazendo com que você se sinta dirigindo um veículo de verdade.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.