Windows 7: como tunar o atalho Alt+Tab

2 min de leitura
Imagem de: Windows 7: como tunar o atalho Alt+Tab

Prepare-se para conhecer uma série de novidades para turbinar o comando Alt+Tab do Windows, utilizado para alternar entre janelas e aplicativos em funcionamento no computador.

Além da atual visualização das miniaturas das janelas e aplicativos ativos no computador, você tem a possibilidade de mudar para o modo clássico ou até mesmo desativar as miniaturas.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Atalhos de navegação

Acostumado a pressionar Alt e depois várias vezes o Tab até chegar à janela que você quer? Então, preste atenção nestas dicas para deixar esse recurso ainda melhor:

Setas direcionais: em vez de apertar o Tab, as setas também são úteis na hora de escolher a janela para a qual você quer alternar.

Pressione Shift para voltar: você está pressionando o Tab e eis que a seleção passa o aplicativo desejado. Nesses casos, não há a necessidade de realizar todo o percurso novamente. Isso porque Alt+Shift+Tab faz com que a seleção volte atrás.

Mouse: logo que você ativa o comando Alt+Tab, mantenha o Alt pressionado e clique com o mouse na janela que você quiser.

Solte a tecla Alt: para não ter que manter pressionada a tecla Alt o tempo todo, acione o comando incluindo o Ctrl. Fica assim: Alt+Ctrl+Tab.

Cancele a ação: vamos supor que você apertou as teclas de atalho, mas não quer mais trocar de janela. Então, aperte o Esc para cancelar.

Desabilite as pré-visualizações

Se o modo como aparecem as miniaturas das janelas no Windows incomoda você, desabilite facilmente o “Aero Peek”.

Para isso, abra o Menu Iniciar, clique com o botão direito sobre “Computador” e selecione a opção “Propriedades”. Com a nova janela aberta, vá em “Configurações avançadas do sistema”. Na área “Desempenho”, clique em “Configurações” e desmarque a alternativa “Habilitar o Aero Peek”.

Antigo Alt+Tab

Porém, se você realmente não gosta do layout deste recurso no Windows 7 e quer voltar a ver a ferramenta como ela era antigamente, segure a tecla Alt da esquerda, pressione e solte o Alt da direita e agora, ainda com o Alt da esquerda pressionado, aperte a tecla Tab. Pronto, você vai ver que o layout da ferramenta foi alterado. Apesar disso, a alteração é momentânea e não definitiva.

Caso você queira mudar para o visual antigo de uma vez, abra o Menu Iniciar, digite regedit e pressione Enter. Depois de abrir o Editor do Registro, procure pela seguinte pasta:

HKEY_CURRENT_USER \ Software \ Microsoft \ Windows \ CurrentVersion \ Explorer \

Em algum espaço vazio no painel direito da janela, clique com o botão direito do mouse, navegue até a opção “Novo” e selecione “Valor DWORD (32-Bit)”. Intitule o novo registro como “AltTabSettings” e atribua o valor 1 para ele.

Para voltar a utilizar o novo layout Alt+Tab, apague o registro criado anteriormente.

Se você deseja conhecer outras maneiras de personalizar o comando Alt+Tab, clique aqui e confira uma lista de aplicativos selecionados pelo Tecmundo que ajudam a configurar o comando de várias maneiras.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.