Windows 8: como mudar o número de linhas na Tela Inicial

2 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como mudar o número de linhas na Tela Inicial

A Tela Inicial do Windows 8 já deu muito o que falar na rede. Basta realizar uma busca rápida na internet para encontrar pessoas contra e a favor do novo recurso utilizado pela Microsoft. Mesmo com toda essa divergência de opiniões, não há como negar que a funcionalidade permite muito mais personalizações do que o antigo Menu Iniciar.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O Tecmundo já ensinou você a modificar a cor e a imagem de fundo na Tela Inicial. Agora é hora de aprender a escolher o número máximo de linhas exibidas ao acessar o recurso. Não é preciso instalar nenhuma ferramenta adicional para realizar essa tarefa, basta modificar uma entrada no registro do sistema.

Por que fazer?

No Windows 8, a quantidade de linhas exibidas na Tela Inicial é determinada pela resolução do monitor no qual a imagem está sendo exibida. Em telas de 1024x768, os aplicativos são distribuídos em quatro linhas, enquanto em dispositivos de 1900x1080, as ferramentas aparecem dispostas em seis filas horizontais.

Embora a ideia seja facilitar a visualização do conteúdo exibido, mostrar apenas três linhas pode ser interessante dependendo da imagem utilizada como fundo da Tela Inicial. Vale falar que, se você configurar um valor muito grande no registro, o sistema continuará a diminuir a quantidade de filas quando a resolução da tela for mais baixa. Do contrário, você não conseguiria visualizar todas as aplicações.

O passo a passo

1) Utilize o atalho “Tecla do Windows + Q” para abrir a tela de busca do Windows 8.

2) Digite o termo “regedit” no campo presente no canto superior direito da janela e aguarde alguns instantes.

3) Agora, clique sobre o aplicativo exibido na outra parte da tela.

4) Na janela que aparecer, utilize a coluna à esquerda para navegar pelo seguinte caminho: HKEY_CURRENT_USER\Software\Microsoft\Windows\CurrentVersion\ImmersiveShell\Grid.

5) Selecione a opção “Grid” e, em seguida, localize o item “Layout_MaximumRowCount” na parte à direita.

6) Caso não haja a chave com o nome acima, você pode criar uma. É só clicar com o botão direito do mouse em qualquer área da janela, selecionar a opção “Novo”, escolher o item “Valor DWORD (32 bits)” e nomear a nova opção com o termo “Layout_MaximumRowCount”.

7) Agora que você já achou (ou criou) a chave, clique duas vezes sobre ela e altere o valor-padrão para a quantidade máxima de linhas que devem ser exibidas na Tela Inicial do seu Windows 8.

8) Alterado o valor da chave, é só clicar no botão “OK”, reiniciar o computador e conferir o resultado.

9) Caso queira retornar às configurações iniciais do Windows 8, basta apagar a chave criada.

Apesar de ser bem simples, o processo acima mexe no registro do sistema. Por isso, é preciso ficar atento para não alterar a opção errada. Certifique-se de que a chave que você está alterando é realmente a “Layout_MaximumRowCount”.

Fazer o backup do registro antes de mexer em suas opções pode ser uma boa opção. Assim, caso algo não saia como o esperado, é só restaurar as chaves para os valores anteriores. No Baixaki, você encontra diversas opções de ferramentas para criar a cópia de segurança.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.