Firefox: como gravar e efetuar ações repetidas com macros automáticas

2 min de leitura
Imagem de: Firefox: como gravar e efetuar ações repetidas com macros automáticas

Quando você abre o seu navegador para “passear” pela internet, há diversas ações que são repetidas todos os dias — e um grande exemplo disso é o seu acesso diário a uma rede social, como o Facebook. Com o passar do tempo, talvez você note como é chato ter que abrir o browser e acessar estes sites.

Para resolver este pequeno problema, há alguns recursos que gravam as suas ações e as transformam em comandos — que são chamados de macros. Com isso, você precisa de apenas um clique para entrar em diversos sites e economizar alguns minutos do seu tempo.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Pré-requisito

O nome dessa ferramenta “mágica” é iMacros e ela é uma extensão para o Firefox. Para que você possa realizar o download, basta clicar no botão abaixo.

Baixar iMacros for Firefox

Tá, e o que eu preciso fazer?

Assim que você tiver adicionado o programa ao seu navegador, um pequeno símbolo vai aparecer do lado direito da tela, como mostra a imagem abaixo. Para começar a utilizar o recurso, clique neste botão.

Com isso feito, uma nova janela vai aparecer, sendo que ela vai ficar posicionada no lado esquerdo da sua tela — no entanto, antes de começar a usar a extensão, feche todas as abas utilizadas para melhorar o funcionamento.

Agora, o próximo passo é o de gravar os seus “movimentos”. Para isso, localize o menu “Gravar” e depois clique no botão intitulado como “Gravar” também. Então, faça o que você desejar dentro do navegador — até mesmo suas senhas de login vão ser salvas.

Quando você já tiver terminado, volte ao menu da extensão e clique em “Parar” e depois em “Salvar”. Não se esqueça de nomear o comando de maneira que você possa achá-lo sem problemas em outro momento.

Sempre que você quiser usar a sua macro, é só abrir a extensão e procurar o nome dado por você. Em seguida, dê um clique duplo sobre esse comando e ele vai ser executado.

E o que mais eu posso fazer?

Com o iMacros para Firefox, você também adquire alguns recursos secundários. Um deles é a possibilidade de tirar capturas de tela da página que você está visitando. Outra ferramenta é a de salvar o endereço acessado como o link do seu navegador — com isso, você clica nesse “documento” e o navegador é aberto e direcionado para o site em questão.

Além disso, você também pode editar os seus comandos. Contudo, essa alternativa é voltada para pessoas que tenham um conhecimento maior em programação, já que você vai mexer nos códigos salvos pelo programa.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.