Windows 8: como fazer para comprar e instalar a versão de atualização

3 min de leitura
Imagem de: Windows 8: como fazer para comprar e instalar a versão de atualização

Depois de algum tempo tendo a versão de testes rodando gratuitamente nas máquinas ao redor do mundo, o Windows 8 finalmente foi finalizado e lançado pela Microsoft. Além das novidades na interface e nas funcionalidades, o novo sistema operacional também chama a atenção pela facilidade na sua instalação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Com a ajuda de um assistente de atualização, você pode ter o SO na sua máquina sem ter que sair de casa. Ainda assim, o número de pessoas com receio de fazer o upgrade para o Windows 8 é grande.

Por isso, o Tecmundo mostra, passo a passo, como fazer para comprar e instalar a versão de atualização do novo sistema operacional da Microsoft. Confira!

Pré-requisitos

  • Assistente de Atualização do Windows 8.

Baixar Assistente de Atualização do Windows 8

O passo a passo

Depois de baixar o Assistente de Atualização do Windows 8, execute o aplicativo a partir da máquina na qual você deseja instalar o novo sistema operacional da Microsoft. O primeiro passo do assistente é verificar se a sua máquina é compatível com o Windows 8. Para isso, uma análise completa de hardware e software é realizada.

Ao final do processo, o resultado é mostrado na tela, indicando quantos itens são compatíveis e quantos não. Para verificar os dispositivos ou softwares que não passaram na análise do assistente, clique na opção “Ver detalhes de compatibilidade”.

Na lista exibida, aparecem todos os itens que precisam ser revistos ou removidos da máquina antes de dar continuidade ao processo de instalação do Windows 8. É importante desinstalar qualquer aplicação apontada como incompatível pelo assistente. Assim, você não tem nenhum tipo de surpresa durante a atualização do sistema.

Mantendo seus arquivos

Depois de resolver as pendências de compatibilidade de softwares e dispositivos, você pode escolher se deseja manter algum arquivo armazenado no computador ou se todo o conteúdo do disco rígido deve ser removido quando o novo sistema operacional for instalado.

Para manter os itens no disco rígido, é possível escolher a opção “Configurações do Windows, arquivos pessoais e aplicativos” ou a “Apenas arquivos pessoais”. Como você já deve ter deduzido, o primeiro item salva configurações do sistema, aplicativos (e suas personalizações) e os documentos pessoais. Já a segunda opção mantém apenas o conteúdo presente nas bibliotecas de imagens, vídeos e documentos do SO.

Selecionando a opção “Nada”, qualquer arquivo armazenado no disco rígido será removido durante o processo de instalação. Depois de fazer a sua escolha, basta clicar em “Avançar” para dar sequência à atividade.

Pronto para os negócios

A etapa seguinte na atualização para o Windows 8 é comprar a licença. Para isso, clique no botão “Solicitar”, presente logo abaixo do preço do produto. Na tela que aparecer, escolha a forma de pagamento, que pode ser via cartão de crédito ou PayPal. Clique em “Avançar”.

O próximo passo consiste no preenchimento do endereço de cobrança. Todas as informações inseridas no cadastro devem ser válidas, do contrário o processo será interrompido. Dependendo da escolha feita na forma de pagamento, diferentes dados serão solicitadas a você. No caso do cartão de crédito, é preciso inserir nome do titular, número do cartão, código de segurança e data de validade.

Ao clicar em “Avançar”, a janela de confirmação do seu pedido será mostrada. Caso esteja tudo correto, selecione a opção “Aplicar”, presente ao lado do campo “Código promocional”, e depois clique em “Comprar”.

Chave, download e modo de instalação

Depois que o pedido for confirmado, a chave de ativação do Windows 8 será exibida na tela. Certifique-se de anotar o código em um lugar seguro e que possa ser acessado durante o processo de instalação do sistema.

Clique em “Avançar” para baixar o sistema operacional. A etapa de download pode demorar bastante dependendo da velocidade da sua conexão. Enquanto os arquivos são transferidos, é possível utilizar o computador normalmente.

Ao final do download, o assistente permite que você escolha como o Windows 8 será instalado. É possível iniciar a instalação imediatamente e sem formatar o disco rígido. Para isso, basta marcar a opção “Instalar agora”. O item “Instalar criando mídia” possibilita a criação de uma mídia (DVD ou pendrive) com o conteúdo baixado. Dessa forma, você pode formatar a máquina e instalar o Windows 8 do zero no PC.

Se você deseja instalar o Windows 8 sem formatar a máquina, mas não pode realizar o processo no momento, é possível escolher a opção “Instalar depois da área de trabalho”. Com isso, a instalação do sistema pode ser feita mais tarde. Basta executar o arquivo adicionado à Área de trabalho do seu computador.

.....

Agora que você já viu que não há segredo algum na atualização para o Windows 8, aproveite para fazer o upgrade do seu computador e aproveitar os recursos que o novo sistema operacional oferece.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.