Avast Free: como fazer para removê-lo completamente de um computador

1 min de leitura
Imagem de: Avast Free: como fazer para removê-lo completamente de um computador

Antivírus são necessários no nosso dia a dia, já que acessamos diversos sites e usamos programas que nos deixam na mira de vírus, malwares e todo o tipo de invasão que pode acabar com o seu computador.

Mesmo assim, existem alguns antivírus que acabam não sendo tão eficazes como poderiam ser, chegando a hora de trocá-los por outro. O problema é que alguns desses programas parecem se agarrar ao seu computador com todas as suas forças, querendo evitar a sua deleção.

O Avast é um desses antivírus que se recusam a deixar o seu computador (e costuma assustar a todos com aquela voz avisando que foi atualizado). Agora, mostraremos alguns meios de você dar adeus ao programa, lembrando que é interessante que você tenha um substituto para ele.

Desinstalando pelo modo “clássico”

O jeito mais conhecido e que, na maioria dos casos, consegue ser suficiente, é desinstalar o programa utilizando a ferramenta de desinstalação do Windows.

Vá até o Painel de Controle do seu computador, presente no Menu Iniciar, e selecione, logo abaixo de “Programas”, a opção “Desinstalar um programa”.

(Fonte da imagem: Reprodução/OnSoftwareBlog)

Ali dentro, você pode escolher o Avast e optar por desinstalá-lo. O programa mostrará uma tela de aviso indicando que está sendo desinstalado e se você está de acordo com isso. Prossiga com a desinstalação. No final, você deverá reiniciar o seu computador para retirar completamente o antivírus.

Desinstalando o Avast “na marra”

Você tentou fazer o passo anterior e não conseguiu por algum motivo? Saiba que você tem a possibilidade de excluir o antivírus do seu computador de outra forma.

Junto da instalação do Avast, o programa traz um aplicativo chamado AVAST! Uninstall Utility. Com ele, é possível desinstalar alguns programas, inclusive o próprio Avast.

(Fonte da imagem: Reprodução/OnSoftwareBlog)

Só que o programa pode apresentar algum erro, impedindo que você o desinstale. Geralmente, esse erro é relacionado ao modo de segurança do aplicativo, que impede que ataques externos o desativem. Para acabar com isso, entre no Avast e acesse suas configurações.

(Fonte da imagem: Reprodução/OnSoftwareBlog)

Em “Troubleshooting”, desmarque a caixa que diz “Enable avast! self-defense module.”. Feito isso, tente desinstalar o programa mais uma vez. Agora, você certamente conseguirá retirá-lo por completo do seu computador.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.