Android: como fazer para desinstalar apps nativos [vídeo]

2 min de leitura
Imagem de: Android: como fazer para desinstalar apps nativos [vídeo]

Quando você compra um smartphone, não é incomum que ele possua vários aplicativos instalados. Sejam ferramentas de determinada operadora ou jogos para demonstração, sempre existe alguma coisa que você não utiliza (e talvez nem venha a utilizar), mas simplesmente não consegue retirar do aparelho.

Se você passa por esse tipo de situação, abaixo preparamos um tutorial explicando como esse tipo de programa pode ser removido. Para continuar, é necessário que você tenha privilégios administrativos no seu Android e é preciso instalar o Titanium Backup Root.

Pré-requisitos:

Baixar Titanium Backup Root

Antes de começar

Para realizar este tutorial, é necessário ter privilégios de administrador no seu smartphone, ou seja, efetuar o root do sistema. Se antes o processo era algo bastante complexo, hoje já existem algumas boas opções em programas específicos para isso. Caso você deseje fazer o procedimento no seu aparelho, basta seguir este tutorial disponível no Tecmundo.

Ali, você obtém todas as informações necessárias para fazer o root no seu smartphone. Atenção: antes de iniciar o procedimento, vale apenas reforçar que a realização do root faz com que a garantia do aparelho seja anulada em praticamente todos os casos, na maioria das operadoras. Além disso, podem ocorrer erros de incompatibilidade, problemas na instalação e até mesmo a perda total do celular.

Então, antes de fazer o processo de root no seu smartphone, esteja ciente dos riscos que você está assumindo.

Desinstalando os apps nativos

Uma vez com o processo de root concluído, recomendamos que você faça um backup do seu smartphone. Assim, caso algo não fique conforme o esperado, é possível fazer uma restauração e sofrer o mínimo de dores de cabeça possível. Então, para prosseguir com o nosso tutorial, é preciso instalar um aplicativo chamado Titanium Backup Root.

Logo ao abrir o programa na primeira vez, ele requer que você conceda permissões administrativas. Para continuar a operação, é necessário confirmar esse procedimento pressionando o botão “Allow” (talvez seja preciso fazê-lo mais de uma vez). Em seguida, já com o app inicializado, entre na aba “Backup/Restore”.

Abrindo o aplicativo (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Ali, são listados todos os aplicativos instalados no seu smartphone. Então, tudo o que você precisa fazer é localizar o programa que deseja desinstalar e abri-lo, pressionando o item. Feito isso, os detalhes do app são abertos na tela e basta clicar em “Un-install”. Talvez seja necessário confirmar a operação (varia conforme o aparelho).

Desinstalando (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Caso deseje, também é possível apenas desativá-lo, utilizando a alternativa “Freeze”. Em ambos os casos, o procedimento deve ser repetido para cada um dos aplicativos que você deseja retirar do smartphone.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Prontinho! Agora, você já sabe uma maneira de retirar aplicativos indesejados do seu aparelho. Vale apenas lembrar-se de que é preciso ter muita cautela antes de sair excluindo itens. Nem tudo pode ser removido e, em alguns casos, deletar uma das aplicações do sistema pode danificar ou até mesmo inutilizar o seu smartphone.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.