Como fazer root no seu Google Nexus 7

3 min de leitura
Imagem de: Como fazer root no seu Google Nexus 7

O seu tablet da Google com todas as permissões. (Fonte da imagem: Reprodução/Band)

Se você adquiriu um tablet ou smartphone Android, já deve ter ouvido falar sobre o processo de root nesses aparelhos. Fazer isso significa que você vai obter permissão total para alterar o software do produto. Por isso, certos procedimentos não nativos do sistema requerem primeiro “rootar” o seu Android. Então, se você está interessado em fazer isso no seu Google Nexus 7 por qualquer razão, fique atento ao nosso guia detalhado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Antes de tudo, é importante ressaltar que fazer root em dispositivos Android pode acarretar na perda de garantia. Isso acontece não exatamente pelo fato de você conseguir a permissão máxima, mas sim porque, dessa forma, é possível fazer alterações indevidas e danificar o aparelho. Então, fique atento e tome cuidado para não cometer nenhum erro. Além disso, não nos responsabilizamos por eventuais problemas que possam ocorrer.

Passo 1

Faça o download das ferramentas necessárias para o procedimento neste link. Quando terminar, instale o programa como se instala qualquer outro.

Passo 2

Quando a instalação terminar, a ferramenta vai abrir uma janela do prompt de comando. Nela, será perguntado se você deseja verificar as atualizações do aplicativo. Escreva “yes” e tecle Enter.

Passo 3

Depois que as linhas de comando pararem de descer, você terá o menu principal da ferramenta na tela do prompt. Sendo assim, você deve escolher a primeira opção para instalar os drivers do dispositivo. Dessa forma, escreva na linha de comando “1” e tecle Enter.

Agora, você será questionado sobre o seu sistema operacional. Escreva o número da opção e confirme com um Enter. Em seguida, tecle “1” para escolher instalar os drivers e confirme novamente.

Caso alguma janela pergunte sobre a instalação, confirme todas elas para não interromper o processo. Quando tudo estiver terminado, pressione qualquer tecla para voltar ao menu principal.

Passo 4

No seu tablet, acesse o menu de configurações, escolha “Opções do desenvolvedor” e depois marque “Depuração USB”.

Passo 5

Agora, desconecte seu tablet do PC e desligue-o. Em seguida, ligue o aparelho novamente segurando os dois botões de volume e depois pressione o botão de energia.  Quando a tela do fastboot mode for exibida no tablet, conecte-o novamente ao PC.

Passo 6

Agora, abra o Gerenciador de Dispositivos do Windows (Painel de Controle > Gerenciador de Dispositivos) e confira se existe um item chamado “Android Phone”.

Passo 7

Feito tudo isso, na sua Área de trabalho, procure o atalho criado na instalação do Google Nexus 7 Toolkit. Abra o programa novamente e feche a janela antiga que você estava usando no início do processo.

Dessa forma, quando a janela de prompt perguntar sobre as atualizações, escreva “no” e tecle Enter. Isso porque, no início do processo, você já tinha checado as atualizações.

Passo 8

Com tudo pronto, será preciso desbloquear o bootloader do aparelho. Para isso, escolha a opção 3 e confirme. Na próxima tela, escolha a opção 1 e confirme novamente.

Agora, no prompt, escreva “yes” e tecle Enter. Feito isso, no tablet, uma mensagem será exibida e você deve selecionar a opção “Yes” com os botões de volume e confirmar com o botão de energia.

Passo 9

É chegada a hora de rootar o seu aparelho. Quando o procedimento anterior terminar e o menu principal do Toolkit for apresentado, escolha a opção 4 e confirme.

Agora, escolha uma opção compatível com o modo em que o seu tablet está, que normalmente fica em fastboot. Neste caso, use a opção 2.

Nesse momento, você deve confirmar que quer fazer o procedimento escrevendo “yes” e teclando Enter.

Com isso, o seu tablet será reiniciado algumas vezes e uma opção para ativar a depuração USB deve ser exibida no aparelho.

Passo 10

Assim, quando ele iniciar, escolha seu idioma e toque no triângulo para reconfigurar todo o tablet. Quando você estiver novamente na tela inicial do aparelho, acesse as configurações de desenvolvimento e ative a depuração USB mais uma vez.

(Fonte da imagem: Reprodução/ZDNet)

Depois de ativar a depuração USB, o Toolkit deve continuar o procedimento. Sendo assim, não interfira de forma alguma. Em seguida, quando a tela do menu principal estiver disponível novamente, o seu tablet já deve estar rootado.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.