Google Chrome: 10 extensões para você ser mais produtivo

4 min de leitura
Imagem de: Google Chrome: 10 extensões para você ser mais produtivo

(Fonte da imagem: Thinkstock)

Obviamente, internet não se resume só a lazer e diversão. Há momentos em que precisamos nos concentrar em tarefas importantes e esquecer os joguinhos, as redes sociais, o email pessoal, as salas de bate-papo etc. Claro, isso infelizmente não é algo tão fácil. Uma das coisas mais difíceis em trabalhar no computador é certamente evitar a procrastinação.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Como já dizia o velho ditado: “Se você não pode vencer seu inimigo, junte-se a ele.” Assim, você pode usar a internet a seu favor para ser mais produtivo. Nós separamos 10 extensões disponíveis para o navegador Google Chrome que podem lhe ajudar a se focar nos estudos ou no trabalho. Não deixe de testá-los!

1. Evernote

Nossa lista não poderia começar com outro item. O aplicativo de notas mais famoso do mundo é praticamente indispensável para qualquer pessoa que queira aumentar sua produtividade. A extensão do Evernote para Chrome lhe permite criar, salvar, editar e compartilhar anotações com formatação avançada e inserção de imagens.

(Fonte da imagem: Divulgação/Evernote)

Caso queira ainda mais praticidade, não se esqueça de baixar também o Evernote Web Clipper, que permite salvar páginas e sites inteiros diretamente para sua conta do serviço.

2. Wunderlist

O Wunderlist é um serviço voltado para criação, organização e compartilhamento de listas de tarefas. Seus diferenciais são o design bem simples, bonito e intuitivo, além da total sincronização com dispositivos móveis (aparelhos iOS e Android).

(Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

3. Do It (Tomorrow)

Mais um aplicativo para notas, mas com uma proposta bem diferente e interessante. O Do It (Tomorrow) reproduz um pequeno caderno contendo apenas duas páginas: Hoje e Amanhã. Você simplesmente anota as coisas que devem ser concluídas ainda hoje ou no dia seguinte, podendo movê-las rapidamente entre essas duas colunas ou clicar nelas para marcá-las como feitas.

O aplicativo se mostra especialmente interessante para as pessoas que possuem muitas tarefas e acabam se confundindo entre as datas. Além do mais, não há como discutir que o design do Do It (Tomorrow) é, de longe, o mais bonito de toda a nossa lista, não é?

Apenas não adie tanto as coisas como nesta imagem (Fonte da imagem: Reprodução/Baixaki)

4. Read Later Fast

Quantas vezes você já não há disse para si mesmo que iria ler aquela página mais tarde, mas se esqueceu completamente e acabou perdendo o conteúdo? Isso é completamente normal, e foi para evitar esse tipo de situação que o Read Later Fast foi criado.

A extensão cria um ícone na Barra de tarefas do Chrome que, ao ser clicado, guarda rapidamente a página em que você está em uma biblioteca pessoal de leitura. Você pode acessá-la e ler tudo calmamente quando tiver mais tempo livre.

(Fonte da imagem: Divulgação/Read Later Fast)

5. Box, Dropbox, SkyDrive ou Google Drive

É essencial ter algum serviço de armazenamento na nuvem pronto para entrar em ação diretamente a partir de seu browser. Nunca se sabe quando você vai precisar guardar algum documento importante para resgatá-lo mais tarde em outro computador ou dispositivo móvel.

Há dezenas de opções disponíveis na Chrome Web Store, mas podemos destacar o Box, o Dropbox, o SkyDrive e o Google Drive. Se você quiser uma ajudinha para escolher qual serviço combina mais com você, confira este comparativo.

(Fonte da imagem: Divulgação/Dropbox)

6. Email this page

Feito pela própria Google, a extensão Email this page cria um ícone na Barra de tarefas do Chrome que envia rapidamente a página em que você estiver por email. Basta clicar no pequeno botão, escrever o endereço do destinatário, inserir um assunto e enviar. Impossível ser mais prático.

7. Chrome to Mobile

Outro app oficial da Google. Vai sair do PC, mas quer continuar a navegação no seu smartphone Android do mesmo ponto em que parou? Basta clicar no ícone criado, escolher o dispositivo em questão (você pode cadastrar quantos celulares ou tablets forem necessários) e selecionar a opção “Send”.

O Chrome for Mobile pode ainda enviar uma cópia para visualização offline da página, em vez de apenas o link, caso você deseje.

(Fonte da imagem: Divulgação/Chrome for Mobile)

8. Boomerang for Gmail

Com o Boomerang for Gmail você pode agendar o envio de emails com dois cliques do mouse. Basta instalar a extensão, compor sua mensagem normalmente e especificar a data e horário que ela deve ser mandada para o destinatário (no botão que é criado ao lado da opção “Enviar”).

(Fonte da imagem: Divulgação/Boomerang for Gmail)

9. Rapportive

Quer saber tudo sobre uma pessoa cuja única informação que você tem é o endereço de email? O Rapportive é praticamente um detetive virtual e pode ajudá-lo nisso. Ao digitar um endereço de email em uma nova mensagem no Gmail, o aplicativo automaticamente faz uma pesquisa na web e lhe mostra informações diversas sobre o dono dele. Ele revela nome, perfis nas redes sociais, emails trocados anteriormente e vários outros dados que podem lhe ser úteis.

10. Pomodoro Daisuki + StayFocused

Ok, sabemos que colocar dois aplicativos juntos no último item da lista pode parecer sacanagem, mas a combinação do Pomodoro Daisuki com o StayFocused faz com que ambos consigam mostrar seus verdadeiros potenciais.

(Fonte da imagem: Divulgação/Pomodoro Daisuki)

O primeiro é um ajudante para a técnica de Pomodoro, que consiste em trabalhar sem interrupções durante um exato tempo, descansar por alguns exatos minutos e voltar ao trabalho ininterrupto. Já o segundo lhe permite bloquear páginas que lhe tiram a atenção (sim, como o Facebook), podendo você ligá-lo a partir do momento que o Pomodoro inicia o período de trabalho e desligá-lo nos momentos de folga.

.....

Agora acabaram as desculpas para ficar procrastinando e reclamando da falta de produtividade no computador. Experimente as extensões e perceba como é fácil manter o foco nas suas tarefas.

Fonte: Mashable, Chrome Web Store

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.