Como criar diagramas colaborativos em tempo real

3 min de leitura
Imagem de: Como criar diagramas colaborativos em tempo real

 (Fonte da imagem: Reprodução/Cacoo)
Criar diagramas em simples passos utilizando o sistema “clicar e arrastar”. Essa é uma das principais propostas do Cacoo — um serviço online gratuito que ainda permite a produção de gráficos em tempo real e de forma compartilhada, admitindo mais de uma pessoa no processo de criação.

Criar gráficos, mapas mentais e demais diagramas se tornou uma ação muito comum no dia a dia — especialmente em ambientes de trabalho. Pensando nisso, o Cacoo foi desenvolvido para ser uma opção prática para aqueles que não possuem muita experiência em design gráfico.

Este serviço online ainda está disponível em português e não precisa ser instalado no computador, permitindo sua utilização em qualquer navegador.

Pré-requisitos

Cacoo


Crie diagramas facilmente


Para utilizar o Cacoo, você só precisa se cadastrar no site — que ainda lhe dá a opção de utilizar suas contas do Facebook, Twitter ou Google para a realização do registro.


Depois que o cadastro é realizado, você é levado para a sua página administrativa. Nela, serão apresentados todos os diagramas que você criou e salvou, além dos gráficos que foram compartilhados por outros membros do serviço com você. 

Para iniciar um novo projeto, basta selecionar a opção “Criar Novo Diagrama”, que fica localizada no canto direito da janela. Automaticamente, uma nova aba será aberta em seu navegador.


O programa online oferece diversos tipos de ícones e ferramentas que podem ser utilizadas no processo de montagem dos gráficos. Basicamente, a área de edição do Cacoo é dividida em três principais partes.

No menu superior do programa, você encontra ferramentas para fazer ou desfazer uma ação, criar novo texto, adicionar conectores (linhas em diferentes formatos) entre as caixas e imagens que formam os diagramas, inserir uma imagem do seu computador, desenhar linhas a “mão livre”, entre outras opções de edição.

Já no centro da página, você encontrará a área de trabalho, em que poderá criar seus diagramas, acrescentando imagens, formas e textos.


No canto direito encontram-se algumas ferramentas básicas: a janela “Inspetor”, em que você define as questões textuais (como tamanho e tipo da fonte), qual será o preenchimento das formas do diagrama (cor, gradiente, opacidade, sombra etc.), tamanho e posição dos itens, entre outras opções.

Neste local, também está a janela “Estampa”, que apresenta todos os desenhos e formatos disponibilizados pelo Cacoo. As imagens são divididas em categorias — básico, setas, pessoas, balões etc. — e, para serem usadas, só é necessário clicar sobre elas e arrastá-las para a área central o programa.

Edição compartilhada


Ainda é possível convidar amigos e colegas de trabalho para que a montagem dos diagramas seja feita em conjunto e em tempo real. Para isso, basta selecionar a opção “Compartilhar” — localizada no canto superior direito da janela — e inserir o endereço de email das pessoas que serão convidadas. O programa ainda oferece um espaço para que você escreva uma mensagem de convite, caso seja necessário.

Assim que outras pessoas são adicionadas em seu diagrama, todas as ações que elas realizarem serão apresentadas na sua tela em tempo real. Para facilitar ainda mais a edição compartilhada, toda vez que alguém realizar alguma edição, o nome da pessoa aparecerá ao lado do item que foi modificado no gráfico.


Uma janela de chat também é oferecida no canto inferior esquerdo da tela. Com ela, é possível trocar mensagens em tempo real com os outros editores enquanto o gráfico está sendo produzido.

Freemium

O programa ainda proporciona uma opção mínima de “folhas” de diagramas que poderão ser criadas: 25. No caso, o Cacoo é caracterizado como Freemium, uma mistura entre “Free” (Gratuito) e “Premium”. Com isso, você não precisa pagar para utilizar as funcionalidades básicas, mas, se desejar incrementar o uso desse serviço (como aumentar a quantidade de folhas que podem ser criadas, por exemplo), deverá comprar pacotes extras.

Por fim, este serviço online permite que os arquivos sejam exportados nos formatos PNG, SVG, PDF e PPT — no entanto, na versão gratuita, há o limite de três exportações por pessoa.

Ainda é possível compartilhar os gráficos com seus amigos pelo Google+, Facebook ou Twitter — ou você também pode divulgar a URL direta do arquivo por email, por exemplo.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.