Mobello: como criar aplicativos em HTML5 para celulares

1 min de leitura
Imagem de: Mobello: como criar aplicativos em HTML5 para celulares

(Fonte da imagem: iStock)

Criar um app para smartphones não é uma tarefa fácil, principalmente uma vez que o “recente” HTML5 está tomando o mercado. Mas não se preocupe: o Tecmundo preparou um tutorial que vai mostrar como usar o Mobello — um poderoso construtor de aplicativos — para facilitar todo o processo, permitindo que você faça softwares para portáteis nessa linguagem.

Pré-requisitos

Baixar Mobello Studio

Criando um novo projeto

A primeira parte de todo o processo no Mobello é bastante simples: abra o programa e, na tela de boas-vindas, clique na opção “Create a new Mobello Project”. Aqui não há nenhum segredo, bastando preencher o cadastro com o nome do app, sua versão e o nome de sua empresa.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Uma vez terminado esse passo, o Mobello vai abrir sua interface principal de desenvolvimento, trazendo diversas ferramentas — divididas em duas categorias diferentes — e janelas para que você consiga montar seu projeto.

Basic

Nesta área, você vai encontrar as principais ferramentas utilizadas em aplicativos para celulares. Quem já utilizou algum compilador para criar um programa não deve ter grandes surpresas: basta clicar no item desejado para inserir objetos como botões, visualizadores de imagem, caixas de texto e painéis de rolagem, entre vários outros.

Ampliar (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Container

Caso você queira algumas opções menos comuns de ferramentas, a solução é utilizar as opções do “Container”. Nele, é possível encontrar vários tipos de tabelas, bem como barras de ferramentas e painéis especiais.

Aprofundando os conhecimentos

Está bem. Você já aprendeu como funciona cada ferramenta do Mobello e mesmo assim está com problemas para desenvolver o projeto? Então a solução pode ser usar os tutoriais do próprio software para descobrir mais algumas dicas.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Para acessá-los, é só abrir a página inicial do programa. Acima da opção de criar um novo projeto, é possível ver quatro videotutoriais feitos pela própria desenvolvedora, assim como dois modelos de projetos de aplicativos para que você os teste.

.....

Seguindo as dicas logo acima, criar um aplicativo no Mobello deve se tornar uma tarefa muito mais simples. Apenas lembre-se de que, acima de muitas ferramentas, é importante saber como implementá-las, além de ser criativo em seu projeto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.