Windows 7: como pesquisar arquivos por seus conteúdos

1 min de leitura
Imagem de: Windows 7: como pesquisar arquivos por seus conteúdos

A pesquisa por documentos do Windows 7 é muito boa e consegue nos salvar em várias situações. Contudo, há certos momentos em que não conseguimos nos lembrar com que nome nós salvamos um arquivo, tornando assim  quase impossível a tarefa de buscá-lo.

Pois saiba que, se você souber ao menos qual o conteúdo do documento, é perfeitamente possível achá-lo mesmo saber o título. Basta fazer algumas pequenas configurações no Windows Explorer, como você verá a seguir.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Configurando o Windows Explorer

Abra qualquer pasta de seu computador (pode ser a Meus Documentos) e aperte a tecla Alt para que um pequeno menu apareça. Na categoria “Ferramentas”, abra a opção “Opções de pasta...”.

Na janela que se abre, na aba “Pesquisar”, deixe marcado “Sempre pesquisar nomes de arquivos e conteúdos (isso pode levar alguns minutos)” e dê um “OK”. Sendo bastante autoexplicativa, essa opção fará com que o Windows vasculhe também o interior dos documentos, coisa que, embora torne a pesquisa levemente mais demorada, deixa mais fácil a tarefa de buscar itens perdidos.

Você pode fazer uma pesquisa de teste e conferir que a ferramenta funciona bem.

Pesquisa por conteúdo para tipos específicos de arquivos

Mas também há um jeito fácil de configurar o Windows Explorer para que ele pesquise por conteúdo somente em um formato específico de arquivo, como PDF ou XLS. Para isso, abra o Menu Iniciar e, na caixa de pesquisa de programas e arquivos, escreva “busca” (ou “search”, caso seu Windows esteja em inglês).

Nos resultados, encontre e clique na opção “Alterar o modo que o Windows pesquisa” (em inglês, “Change how Windows searches”). Na janela que se abre, clique em “Avançado”.

Na aba “Tipos de Arquivo”, você encontra a lista completa de todas as extensões que existem em seu computador. Clique na que você deseja e deixe marcada a opção “Indexar propriedades e Conteúdos do Arquivo”. Repita esse procedimento para todas as extensões que quiser, e depois clique em “OK”. Novamente, você já pode fazer uma pesquisa de teste e conferir se o Windows realmente vasculha somente o conteúdo daquele certo tipo de documento.

Fonte: wikiHow

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.