Android: seleção de aplicativos para proteger as suas fotos

3 min de leitura
Imagem de: Android: seleção de aplicativos para proteger as suas fotos

Protegendo os seus arquivos (Fonte da imagem: iStock)

Desde que o smartphone passou a ser um dos itens mais utilizados pelas pessoas, muitas vezes acabamos acumulando muito material de cunho pessoal nos aparelhos. Fotos, vídeos e documentos que, muitas vezes, podem acabar sendo utilizados de maneira inapropriada, especialmente no caso de perda de um desses dispositivos.

Por isso, uma boa alternativa é você proteger aqueles arquivos que não deveriam ser vistos por pessoas não autorizadas, evitando dores de cabeça no caso de ocorrer um imprevisto. Se você gostaria de manter as suas fotos seguras, mas não sabe muito bem a qual programa recorrer, abaixo separamos alguns que podem ajudar você nessa tarefa.

Hide Pictures with Kii Safe

Hide Pictures with Kii Safe é um programa inteiramente gratuito que protege as suas imagens adotando um mecanismo no estilo de um “cofre”. Dessa forma, somente quem possuir a senha pode acessar as suas fotografias. A interface do programa é bem limpa, o que auxilia na sua utilização, mesmo para quem não tem experiência com esse tipo de aplicação.

Utilizando o Kii Safe (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Basicamente, após instalar o programa, você deve criar uma senha para o acesso composta por no mínimo quatro dígitos (chamada de PIN). Então, basta utilizar a opção de compartilhamento presente na própria galeria do seu Android e escolher a alternativa “Kii Safe”. Feito isso, você adiciona os arquivos no seu “cofre” e os protege contra os acessos indesejados.

Os arquivos inseridos no Kii Safe desaparecem da lista de imagens e, para abri-los, é necessário acessar o programa e digitar a senha previamente criada. As imagens e vídeos são exibidos em abas separadas, para facilitar a localização.

Gallery Lock Free

Gallery Lock Free traz outra ferramenta gratuita para você “bloquear” a sua galeria de imagens. Logo ao utilizá-lo, o programa cria uma senha automaticamente para a proteção dos arquivos. Assim, é recomendado que você a troque antes mesmo de adicionar as suas fotografias e vídeos, aumentando a segurança.

Protegendo com o Gallery Lock Free (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, tudo o que você precisa fazer é escolher as pastas ou arquivos individuais que você deseja “fechar” por meio do programa (lembrando que ele suporta tanto fotografias quanto vídeos). Basicamente, tudo o que você precisa fazer é marcar as caixas de seleção do que você quer “esconder” e digitar a senha criada.

Essa ação faz com que os documentos sejam removidos da galeria, limitando o seu acesso pelo Gallery Lock Free (mediante o uso da senha cadastrada). Mas cuidado! Caso você queira desinstalar o aplicativo, lembre-se de “desproteger” os arquivos armazenados nele antes ou tudo será completamente perdido.

Perfect App Protector – FREE

Perfect App Protector – FREE também oferece uma maneira de você proteger a privacidade dos seus arquivos. Ele pode ser considerado um pouco mais completo que os dois descritos anteriormente, visto que não se limita somente às fotografias e aos vídeos: com ele, você também pode esconder aplicações instaladas no aparelho.

Usando o Perfect App Protector (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Após a instalação do programa, o primeiro passo consiste em definir uma senha numérica para a proteção do conteúdo. Então, o Perfect App Protector – FREE exibe uma lista com todos os apps e recursos que podem ser “guardados”, para que você escolha o material que deseja manter longe dos olhos dos outros.

Sempre que uma pessoa não autorizada tentar abrir um desses itens, será solicitada a senha de acesso previamente cadastrada. Outro aspecto interessante do programa é que você pode selecionar comportamentos que induzam o bisbilhoteiro a pensar que o conteúdo protegido estava com problemas, como mensagens de erro enganosas ou até mesmo telas para o destravamento falsas.

FotoStop

FotoStop é um aplicativo para proteger os seus documentos aplicando criptografia. A interface dele é bem simples, buscando deixá-lo o mais fácil de utilizar quanto possível. Por isso, ao abrir o programa, basicamente o que você precisa fazer é pressionar o botão “New” e selecionar todas as imagens que você deseja resguardar.

Optando pelo FotoStop (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Então, é preciso escolher a alternativa “Encrypt selection” nas opções e digitar uma senha para o acesso aos arquivos. Todos os seus pacotes de fotografias protegidos pelo programa podem ser encontrados em “Archives”. Contudo, você também pode importar ou exportar os documentos em formato GAR diretamente no seu cartão de memória e usar a opção “Scan” para localizá-los.

Essa é uma alternativa para quem procura uma solução com uma interface um pouco mais intuitiva, no entanto, o aplicativo possui um processo um pouco mais demorado do que as opções de apps citadas anteriormente.

Prontinho! Agora você possui quatro alternativas de programas para não deixar mais as suas fotos e vídeos serem vistos por qualquer um. Como uma medida preventiva, nunca se esqueça de retirar os arquivos adicionados aos aplicativos antes de desinstalá-los, sob o risco de perder tudo o que foi guardado neles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.