4 programas que ajudam no desenvolvimento de games

3 min de leitura
Imagem de: 4 programas que ajudam no desenvolvimento de games

Ultimamente, com cada vez mais ferramentas disponíveis e espaços de divulgação, o desenvolvimento e distribuição de games deixou de ser apenas privilégio de grandes empresas para se transformar em uma opção aberta para qualquer pessoa que queira se empenhar em um projeto de jogo.

Se você é uma dessas pessoas que possuem uma boa ideia para um game e precisam apenas de ferramentas para facilitar o “nascimento” destes jogos, veja esta seleção com alguns aplicativos que podem ser de grande ajuda, mesmo que você não tenha conhecimentos avançados em programação.

Unity Engine

Grande parte dos jogos em 3D para o navegador é desenvolvida com esta engine, que é bastante conhecida dos fãs de games. A boa notícia é que existe um modo totalmente gratuito para que você use a Unity, com apenas algumas limitações de gráficos e licença.

Desenvolvimento de games em uma engine completa e gratuita. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Esta engine possui opções avançadas para que você possa desenvolver um game mesmo que os seus conhecimentos em programação sejam pequenos. É claro que ajuda se você já tiver mais noção desse assunto, já que isso facilita para que você saiba como o desenvolvimento do game ocorre por trás do “visual” e dos cenários.

Baixar Unity Engine

Clique no botão acima para baixar a Unity Engine e começar a desenvolver os seus jogos 3D com uma das ferramentas mais poderosas do mercado. Tanta fama, no entanto, tem um preço: é preciso ter uma máquina bem potente para rodar este aplicativo corretamente, com uma boa placa de vídeo e bastante memória RAM.

Unreal Development Kit

Baixar Unreal Development Kit

Outro kit de ferramentas bastante poderoso para a criação de games é este da Epic Games, também completamente gratuito. Ele é uma versão “para iniciantes” da Unreal Engine 3, ferramenta profissional utilizada para criar os jogos da Epic.

A UDK é utilizada por profissionais e amadores para o desenvolvimento de jogos. (Fonte da imagem: Reprodução/Epic Games)

Para usar este kit também é preciso ter uma máquina poderosa, afinal você tem a oportunidade de mexer com ferramentas gráficas bastante completas, podendo criar games alucinantes. O UDK é recomendado para quem já possui um bom conhecimento de criação de games, além de ser necessário falar inglês, pois o aplicativo não possui versão em português.

Game Maker

Baixar Game Maker

Uma ferramenta mais simples, para a criação de joguinhos mais leves, é a Game Maker, que permite o desenvolvimento da sua ideia de maneira fácil e sem precisar saber programar. Ela possui uma versão gratuita e mais limitada e uma completa, que custa 40 dólares americanos.

O Game Maker possui opções para a criação de jogos mais simples. (Fonte da imagem: Reprodução/Game Maker)

Joguinhos online ou para a sua plataforma preferida podem ser desenvolvidos com este kit de ferramentas. O visual e as opções dos games criados são mais simples do que aqueles feitos com o UDK, por exemplo, atingindo outro tipo de público alvo: os jogadores mais casuais.

O Game Maker conta com vários tutoriais disponíveis em sites especializados nesta plataforma, o que é ótimo para quem está começando a desenvolver os seus games e tem bastante paciência para aprender a mexer nesta ferramenta.

KODU Game Lab

Baixar KODU Game Lab

Este é outro aplicativo mais simples para quem está começando a desenvolver jogos e precisa de uma ajuda adicional. Este app utiliza o estilo “When... do...”, que serve para que você indique um comando a ser realizado (when) e uma consequência para o personagem (do).

Indique o atalho e a ação correspondente nesta ferramenta de desenvolvimento. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Por exemplo, você quer que o seu personagem ande um quadro para a esquerda a cada vez que a tecla “A” for pressionada. Para fazer isso, no campo “When” você coloca o atalho “A” e no campo “Do” você indica a ação de andar para o lado esquerdo. Isso facilita o desenvolvimento por não envolver programação e ser um método bastante intuitivo de indicar os controles.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.