iTunes: como conectar o Last.fm com o Tune Instructor

2 min de leitura
Imagem de: iTunes: como conectar o Last.fm com o Tune Instructor

Quer conectar a sua conta do Last.fm ao iTunes sem precisar usar o aplicativo de scrobble oficial da rede de músicas? Este app oficial envia todas as músicas que você ouve no player da Apple para a sua timeline do Last.fm, mantendo o seu perfil sempre atualizado com o que você mais têm ouvido.

o Tune Instructor é uma alternativa de peso para unir o iTunes e o Last.fm (Fonte da imagem: Reprodução/Last.fm e Apple)

Porém, muitas vezes manter o scrobbler do Last.fm aberto apenas para isso é um pouco incômodo, já que ele não possui outras funções realmente relevantes para a maior parte dos utilizadores da rede. Para melhorar isso, veja neste tutorial como agregar a sua conta da rede musical a um programa cheio de ferramentas importantes para o iTunes, o Tune Instructor.

Ao contrário do scrobbler do Last.fm, o Tune Instructor é voltado completamente para o iTunes, possuindo funções importantíssimas, como atalhos de teclado para controlar a reprodução, acesso rápido pela Barra de menu, organização de faixas e muitas outras ferramentas. Clique no botão abaixo para baixar o programa:

Baixar Tune Instructor

Instale e inicie o Tune Instructor para começar a configurá-lo, abrindo a janela de preferências do aplicativo para ter acesso à maior parte das configurações disponíveis. A última aba dessa tela é a do Last.fm, indicada pelo ícone da rede social; clique ali, conforme mostra a imagem a seguir:

No painel de preferências, escolha a opção do Last.fm (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

As configurações são muito semelhantes ao que existe no scrobbler oficial: você entra com o seu login e senha e pode escolher várias opções simples de funcionamento para a rede social. Comece decidindo se você deseja marcar a caixa para habilitar as notificações de “Now Listening”, que mostram o que está sendo enviado para o seu perfil.

Indique na barra deslizante o tempo mínimo que uma faixa precisa tocar antes de ser enviada para o seu perfil do Last.fm. Essa configuração é interessante para que você possa passar as músicas sem que todas elas sejam enviadas para a timeline das recentes — a quantidade mínima de tempo é 50% da canção.

Escolha o tempo mínimo para scrobble da faixa para o Last.fm. (Fonte da imagem: Reprodução/Tecmundo)

Se você marcar a última caixa, habilita a opção de indicar como favoritas no Last.fm todas as faixas do seu iTunes que tiverem uma quantidade superior de estrelas no campo de “rate”. Apenas deixe isso habilitado se você tiver o iTunes organizado corretamente, para não acabar marcando como favoritas músicas que você nem gosta tanto.

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.