Webcams comuns agora são "coisa do passado" (Fonte da imagem: iStock)

Ter uma webcam em seu computador pode ser algo bem útil para conversar com outras pessoas ou mesmo gravar vídeos. Mas você sabia que não é preciso comprar uma para poder desfrutar de todas essas vantagens? Basta ter um aparelho Android e seguir os passos deste tutorial do Tecmundo.

Pré-requisitos

Baixar IP Webcam

  • IP Camera Adapter (ou outro software especial para webcams);

  • Rede Wi-Fi ou 3G para conectar ambos os aparelhos.

      Embora não seja obrigatório, também é recomendável a utilização dos navegadores Chrome ou Firefox para o processo, uma vez que o Internet Explorer tende a sofrer problemas de conflito com o IP Webcam.

      Preparando o Android

      Depois de baixar e instalar os programas em suas respectivas plataformas, o primeiro passo a ser tomado no processo é configurar a webcam. Aqui, não há segredo: tudo o que você precisa fazer é alterar valores como a resolução e qualidade do vídeo, além a orientação da câmera.

      (Fonte da imagem: Reprodução/Google Play)

      Entretanto, uma característica opcional que você vai querer ativar é o “Login/password”. Isso porque, além de garantir que outras pessoas não tenham acesso à sua webcam, deixar o aplicativo sem um login pode fazer com que o sistema não funcione corretamente.

      Configurando o navegador

      Com as configurações feitas, clique em “Start server” (o último botão da lista do aplicativo) para iniciar a transmissão. Porém, ainda é preciso preparar o computador para que ele seja capaz de captar as informações.

      Para isso, comece copiando a primeira linha de texto mostrada na parte inferior da tela exatamente como ela é exibida. Agora, abra o IP Camera Adapter, cole o endereço no “Camera feed URL” – lembrando-se de deixar o “/videofeed” logo depois do código; preencha os campos restantes. Se você fez tudo certo até aqui, os valores mostrados na janela devem ser semelhantes aos da imagem abaixo.

      (Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

      Por fim, clique em “Autodetect” e aguarde alguns instantes para que o processo esteja terminado. Agora, é só reiniciar o software com o qual você deseja usar sua webcam.

      .....

      Depois desses poucos passos, seu Android deve estar corretamente configurado para se conectar ao seu computador e servir como uma webcam substituta. Caso a transmissão pareça lenta, pode ser uma boa ideia diminuir as configurações de qualidade do aplicativo.

      Fonte: CNET