Como limpar seu sistema com o Puran Utilities

3 min de leitura
Imagem de: Como limpar seu sistema com o Puran Utilities

(Fonte da imagem: Shutterstock)

Provavelmente você já sabe que é de suma importância realizar uma limpeza periódica em seu computador a fim de evitar que o desempenho dele seja reduzido. Arquivos temporários se acumulam, o disco rígido fica fragmentado, o registro se corrompe e vários outros problemas surgem após algum tempo de uso, tornado a máquina lenta e fazendo-a travar constantemente.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Contudo, há tantos aplicativos disponíveis no mercado que é difícil saber aquele que mais se adequa ao seu caso. Alguns são difíceis demais de operar, outros são ineficientes, alguns são pagos e por aí vai.

Porém existe uma solução bem simples e agradável para quem procura dar uma turbinada no seu PC; saiba agora a melhor forma de fazer uma limpeza no sistema e acabar com a lentidão de uma vez por todas.

Pré-requisito

  • Puran Utilities

Baixar Puran Utilities

O Puran Utilities é uma suíte totalmente gratuita e conta com mais de 20 aplicativos para manutenção do sistema. Ao término do download, execute o instalador e em poucos minutos o ícone do software aparecerá na sua Área de trabalho. Clique sobre ele e você poderá conferir a interface principal do Puran Utilities, com todas as ferramentas de limpeza prontas para serem usadas.

Roteiro de manutenção

Caso você fique perdido entre tantos ícones e não saiba por onde começar, veja a seguir uma lista com as ferramentas mais utilizadas e a melhor ordem para usá-las, fazendo uma limpeza completa em seu sistema e turbinando a performance de seu computador.

1 – Uninstaller

É comum que instalemos dezenas de programas que usamos uma só vez para então esquecê-los lá, ocupando espaço desnecessário. Logo, o primeiro passo deve ser preferencialmente desinstalar softwares inúteis que você não utilize com frequência. Abra o Uninstaller, selecione o programa a ser apagado e em seguida clique em “Uninstall”.

2 – Batch Fix

Após apagar programas desnecessários, você já pode começar a retirar todo o lixo eletrônico do PC. O Puran Utilities possui a ferramenta "Batch Fix”, na qual oito tipos de manutenções são realizadas simultaneamente.

Nesta opção, você conserta erros no HD, deleta arquivos temporários, históricos, pastas vazias, conserta atalhos corrompidos, limpa e desfragmenta o registro e ainda acaba com os chamados arquivos fantasmas – aqueles que insistem em ocupar espaço no disco, mesmo depois de terem sido deletados.

Tendo aberto o Batch Fix, selecione o disco rígido a ser limpo (caso exista mais do que um, claro) e clique em “Scan and Fix”. Se você quiser, também pode agendar a manutenção, marcando a caixa de seleção “Run at Scheduled Time” e detalhando datas/horários no botão “Configure.

3 – Duplicate File Finder

Em “Duplicate File Finder”, você procura por arquivos duplicados e os apaga rapidamente. Já aconteceu de você baixar duas vezes o mesmo documento, esquecendo o local em que salvou da primeira vez ou esquecendo até mesmo que já o havia baixado? Esta ferramenta serve basicamente para consertar problemas vindos dessas situações.

Clique no botão “Add” e selecione seu disco rígido. Clique em “Scan” para que o aplicativo vasculhe o HD. Após obter os resultados, selecione os arquivos que deseja apagar (pode clicar em “Select All” caso queira deletar todos) e então selecione a opção “Clear”.

4 – Startup Manager

Você pode não saber, mas dezenas de programas e processos iniciam junto com o seu sistema operacional, causando toda aquela demora até que o computador inicie completamente e você seja capaz de usá-lo. Com o Startup Manager, você pode impedir que softwares inúteis sejam rodados assim que o PC seja ligado, tornando-o bem mais rápido.

Abra a ferramenta e você verá a lista com nome, desenvolvedor e local de instalação dos aplicativos iniciados com o Windows. Basta desmarcar aqueles que você deseja desativar e clicar em “Apply”.

ATENÇÃO: Tome cuidado ao desabilitar os softwares. Há alguns processos importantes para o bom funcionamento de sua máquina; por exemplo, o driver do touchpad (no caso de notebooks, obviamente) ou de algum dispositivo USB. Apenas desabilite aqueles que você tem certeza de que não lhe são úteis.

5 – Puran Defrag

O Puran Defrag, como o nome sugere, é utilizado para desfragmentar seu disco rígido, ou seja, restaurar setores defeituosos que costumam surgir após algum tempo de uso devido à grande quantidade de instalação/desinstalação de programas.

Abra o utilitário e clique em “Analyze”. Caso o Puran Defrag mostre que o HD esteja muito fragmentado, clique em “Defrag” para iniciar o processo de manutenção.

Missão cumprida!

Viu como é fácil fazer uma limpeza completa no sistema? Agora você não tem mais desculpas para relaxar com a manutenção periódica do seu computador, deixando-o sempre com o máximo de desempenho que ele pode oferecer.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.