Android: como instalar algumas das mais famosas roms

2 min de leitura
Imagem de: Android: como instalar algumas das mais famosas roms

Para quem não tem a sorte de possuir um dos melhores modelos de smartphones da atualidade, saber como instalar uma rom como o Cyanogen Mod ou o Miui pode ser útil, já que ela muitas vezes é a única maneira de se conseguir usar as versões mais novas do Android em seu aparelho.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

O único problema é que, por mais útil que seja, instalar uma rom em seu dispositivo é bem complicado (para dizer o mínimo): são tantos processos a serem feitos que é fácil esquecer um ou dois passos, e um único erro pode até mesmo danificar o sistema.

Por sorte, existem algumas maneiras de facilitar esse processo consideravelmente. Se quiser aprender como fazer isso, siga este tutorial do Tecmundo, que vai mostrar como usar o aplicativo Rom Manager para tornar a instalação da rom muito mais simples.

Importante: para realizar esse processo, seu aparelho precisa ser desbloqueado por root. Clique aqui para entender o que é isso e como fazê-lo.

Pré-requisitos

Baixar ROM Manager

  • Rom do novo sistema operacional

Não é obrigatório possuir uma rom baixada em seu SD Card para realizar a instalação, uma vez que o Rom Manager pode fazer o download dela. Porém, você pode fazer isso previamente para agilizar todo o processo.

Instalando o ClockworkMod

Se essa é sua primeira vez utilizando o Rom Manager, você vai perceber que o aplicativo não vai permitir seu uso até que o ClockworkMod esteja instalado no sistema. Por isso, simplesmente clique em alguma opção e, quando o aviso for exibido, escolha o “Install”. Depois, é só confirmar o modelo de seu aparelho e aguardar até que o recurso seja baixado.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Segurança em primeiro lugar

Antes de instalar o novo sistema operacional, é recomendável que você faça um backup dos dados armazenados no aparelho. Isso é uma tarefa simples graças ao Rom Manager: é só abrir o aplicativo, clicar em “Fazer backup da ROM atual” e dar um nome para o novo arquivo.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Como fazer

Embora o processo de instalar uma rom seja normalmente bastante complicado, com o Rom Manager isso passa a ser possível em poucos passos. A escolha do que fazer nesse processo muda dependendo se você possui ou não o novo sistema operacional baixado.

Com rom

Depois de abrir o app, escolha a opção “Instalar ROM do cartão SD”. Aqui, não há grandes segredos, bastando que você encontre o local em que a rom foi salva na memória de seu aparelho.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Sem rom

Com o app aberto, clique no item “Baixar ROM” na lista de opções que são mostradas. Ao fazer isso, o Rom Manager exibe uma lista de sistemas operacionais modificados que podem ser baixados por você.

(Fonte da imagem: Baixaki/Tecmundo)

Você pode escolher qual deles é de sua preferência sem preocupações: o software só mostra as opções compatíveis com seu aparelho. Entretanto, é recomendável baixar as versões mais novas disponibilizadas de cada rom.

Toques finais

Seja baixando a rom ou escolhendo uma já armazenada em seu aparelho, siga o processo até que uma janela seja exibida contendo as opções:

  • Fazer backup da ROM atual: permite que você faça um backup do seu sistema atual, caso ainda não o tenha feito;
  • Limpar dados e cache: limpa os dados do sistema antes realizar o procedimento.

Embora essas duas opções possam ser úteis para preparar seu aparelho para a instalação, elas não são completamente necessárias. Por isso, você pode simplesmente ignorá-las e clicar em “Ok” para continuar.

Por fim, o Rom Manager vai pedir que você reinicie o sistema para que o processo de instalação da rom seja iniciado. Clique em “Ok” e aguarde alguns minutos até que o novo sistema operacional esteja funcionando no seu Android.

smart people are cooler

Tecnologia, negócios e comportamento sob um olhar crítico.

Assine já o The BRIEF, a newsletter diária que te deixa por dentro de tudo

Você sabia que o TecMundo está no Facebook, Instagram, Telegram, TikTok, Twitter e no Whatsapp? Siga-nos por lá.